Três pessoas foram presas em flagrante e 430 cigarros eletrônicos foram apreendidos durante uma operação da Polícia Federal (PF), nesta terça-feira (17), nas cidades de Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia.
Batizada de Espelho Fumegante, a ação teve como objetivo reprimir o contrabando de cigarros eletrônicos na região. Ao longo do dia, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos dois municípios.
Em nota, a PF detalhou que investigações iniciadas em 2023 reuniram indícios do comércio ilegal de cigarros eletrônicos, praticado em estabelecimentos comerciais abertos ao público em geral, chegando a ter atendimento delivery.
Vale destacar que os dispositivos têm importação, comercialização e propaganda proibidas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009.
A corporação apontou que os investigados poderão responder pelo crime de contrabando, consistente na importação, armazenamento e comercialização de mercadoria proibida, com pena de reclusão que pode variar de dois a cinco anos.