Voto por voto: PT, PSD e Avante possuem sozinhos 40% dos votos na Bahia; com MDB e PSB grupo ultrapassa os 52%

Foto: Divulgação

A divisão das prefeituras também pode ser analisada pelo prisma dos votos, nas eleições municipais deste ano. A disputa pelos 8.666.344 votos inseridos nas urnas no estado apresenta o favoritismo do grupo governista. PT, PSD e Avante conseguem, sozinhos, 40% dos votos na Bahia.

Em levantamento realizado pelo Bahia Notícias com dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os três partidos conseguem a soma de 3.501.917 de eleitores do total. Considerando ainda os partidos aliados mais próximos e com maior representação, como PSB e MDB, o grupo chega a 52% dos votos nas eleições deste ano, com um total de 4.588.041 de sufrágios. Acrescidos ainda ambos os partidos que compõe a Federação Brasil da Esperança, PV e PCdoB, o percentual chega a mais de 55%

O número de representação pode ser ainda maior considerando legendas menores aliadas ao grupo, como Podemos e Solidariedade. Outros partidos ainda têm situações indefinidas, com prefeitos ligados a base do governo, indicando um número ainda maior no quantitativo de possíveis votos no pleito atual.  

A base do governo Jerônimo Rodrigues e do Partido dos Trabalhadores na Bahia elegeu 309 municípios. É o que aponta o levantamento realizado pelo Bahia Notícias mediante os resultados das eleições municipais deste domingo (6). Considerando os nove partidos da base, sendo eles PT, PV, PCdoB, Avante, PSD, Solidariedade, MDB, PSB e Podemos, e desconsiderando os posicionamentos pessoais dos candidatos, a base de Jerônimo controla 73% das prefeituras baianas.

Entre os grandes “vendedores” desta eleição na Bahia, o PSD lidera o ranking com 115 prefeituras, dentre elas, Alagoinhas, Conceição do Coité e Eunápolis, as quais são cidades relevantes para o cenário de suas respectivas regiões. Em seguida, o Avante elegeu prefeitos em 60 cidades, dentre elas Guanambi e Brumado, duas das maiores cidades do sudoeste baiano. 

O Partido dos Trabalhadores, por sua vez, conquistou 49 prefeituras, número considerado baixo em relação aos concorrentes. Cidades como Amargosa, Esplanada, Jaguaquara e Pintadas foram algumas das conquistas pelos petistas. O partido ainda aposta em Camaçari, que ainda não foi contabilizada neste número por ir para o 2º turno com Caetano, ex-secretário estadual de Jerônimo. 

Confira o levantamento

Prefeitos eleitos na Bahia nas eleições de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =