Na Bahia, presidente Lula inaugura hospital e agradece a solidariedade do povo brasileiro pelo apoio ao RS

 Foto: Feijão Almeida/GOV BA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) veio à Bahia, nesta sexta-feira (10), para a inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), e do novo prédio do Campus Paulo Freire, da Universidade Federal do Sul da Bahia, ambos em Teixeira de Freitas. Durante a cerimônia de inauguração da unidade de saúde, Lula prestou homenagem às vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul.

“Em primeiro lugar, eu queria pedir que a gente fizesse um minuto de silêncio em solidariedade às pessoas que perderam familiares nas enchentes do Rio Grande do Sul. Em segundo lugar, para as pessoas que estão desaparecidas e, em terceiro lugar, para milhares e milhares de gaúchos que estão fora das suas casas por conta de uma catástrofe ambiental”, declarou.

Lula se emocionou ao falar das enchentes e lembrou os momentos em que viveu situação semelhante à que milhares de gaúchos estão vivendo.

“Quando eu falo de enchente não é porque eu vi na televisão. Eu falo de enchente porque já tive dezenas de enchentes na minha vida. Já acordei muitas vezes de madrugada brigando com rato, com barata, com fezes boiando dentro de casa, tentando tirar a minha mãe porque o fogão já tinha perdido, a geladeira já tinha perdido, a televisão já estava perdida, o colchão já estava perdido, a mesa de fórmica da cozinha já tinha perdido”.

O presidente destacou ainda a solidariedade do povo brasileiro.

“Eu nunca vi tanta solidariedade, tanta compaixão como estou vendo agora do povo brasileiro ajudando, de corpo e alma, cada mulher, cada homem, cada criança, cada pessoa que está desesperada com o volume de chuva que até então a gente desconhecia. Obrigada Bahia e obrigada Nordeste brasileiro pela solidariedade, pelo apoio que vocês estão dando.

Além do presidente Lula, participaram do evento o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Nísia Trindade, da Saúde, e Camilo Santana, da Educação, além de senadores, deputados, prefeitos e outras autoridades.

Ainda no extremo sul

 Foto: Ricardo Stuckert / PR

Antes da inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias, Lula visitou a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e entregou o novo prédio do Campus Paulo Freire. A unidade conta com 30 salas de aula e 16 laboratórios.

O presidente retorna a Brasília ainda nesta sexta-feira (10). Ele disse que vai passar o fim de semana “pensando no Rio Grande do Sul” e que, terça-feira (14), deve anunciar mais medidas para auxiliar a região afetada pelos temporais.

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB)

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) é consideado a maior unidade hospitalar do extremo sul da Bahia. De acordo com o governo do estado, foram investidos mais de R$ 200 milhões, entre obras, equipamentos e mobiliário. A unidade conta com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica. O hospital foi projetado como referência para os 21 municípios da região, beneficiando mais de 800 mil habitantes.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O HECB dispõe de centro de bioimagem com ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, endoscopia e raio-x. Completam a estrutura sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica, além de diversos serviços da área de oncologia.

Outras ações

Durante o evento, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, anunciou a ativação de duas superintendências da Caixa na Bahia, nos próximos 30 dias, nas cidades de Vitória da Conquista e Itabuna.

Também foi assinado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e pela secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, o Termo de Adesão do estado ao programa Mais Acesso a Especialistas do Ministério da Saúde.

O que é o Mais Acesso a Especialistas

O Programa Mais Acesso a Especialistas – PMAE, também chamado de Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada, tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde – AES.

A partir do programa, quando o paciente precisar de mais de uma consulta ou exame, ele não precisará mais ficar em várias filas. O paciente será encaminhado a um serviço de saúde que realiza todas, ou a maioria, das consultas com especialistas e exames diagnósticos necessários.

O serviço é supervisionado pela secretaria de saúde do estado que vai garantir que tudo seja realizado em no máximo 30 ou 60 dias, a depender da situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − um =