Outubro Rosa | Campanha Ligadas por Fios arrecada mechas de cabelo, bonés e turbantes para pacientes com câncer de mama

Fotos: Antonio Queirós/GOVBA

O Outubro Rosa, movimento internacional que alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, tem uma importante aliada na Bahia: a campanha Ligadas por Fios. A iniciativa, que teve sua 4ª edição lançada nesta segunda-feira (2), no Shopping da Bahia, é realizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), por meio da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), em parceria com o Instituto Amor em Mechas, e recebe doações durante todo o mês.

O evento contou com a presença da primeira-dama da Bahia e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a professora Tatiana Velloso, que aproveitou a ação para doar uma mecha de cabelo à campanha. Ainda estiveram presentes no lançamento da ação a secretária de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araujo, o subsecretário de Segurança Pública, Marcel de Oliveira, e a superintendente de Prevenção à Violência, tenente-coronel Denice Santiago. Outras autoridades, forças da segurança, parceiros e beneficiadas pela campanha também prestigiaram a ação.

O subsecretário da SSP-BA destaca o alcance e reflexo da ação na vida de pacientes que lutam contra o câncer de mama: “é uma campanha linda, que nutre amor e difunde isso. Nos anos anteriores, a campanha arrecadou mais de 250 quilos de cabelos, que, só na Bahia, trouxeram uma energia, uma ressignificação, para 260 mulheres baianas através dos kits do amor, que contém uma peruca e insumos de beleza, para que elas, naquele momento de dor e quando elas estão lutando contra a doença, possam ter uma sessão de carinho”

Fotos: Antonio Queirós/GOVBA
Fotos: Antonio Queirós/GOVBA

A campanha, conforme lembra Denice Santiago, tem dupla função: “primeiro, incentivar cada servidor, cada servidora da SSP a se cuidar e pautar o Outubro Rosa, tão emblemático pra gente neste momento. Mas, também, para arrecadar mechas de cabelo, lenços, bonés, turbantes para compor, em parceria com o Instituto Amor em Mechas, kits de autoestima, que são entregues às mulheres em tratamento de câncer, de forma gratuita, em uma parceria com o Hospital da Mulher”.

A trancista e idealizadora do projeto Africanidades Afromeji, Verônika Sant’tana, perdeu uma irmã, aos 34 anos, para o câncer de mama e, seis meses depois, foi diagnóstica com a mesma doença. Hoje, curada, ela é parceira da ‘Ligadas por Fios’ e colabora para a autoestima daquelas que estão em tratamento contra o câncer. “É muito gratificante poder fazer parte da campanha, apresentando essa oficina de turbante para essas mulheres. Durante o tratamento a gente fica carequinha, mas depois o cabelo cresce, e, nesse período, muitas pessoas usam o método do turbante de uma maneira muito simples, fazendo vários amarrações, tipo uma flor, um laço”, conta.

Repórter: Laís Nascimento/GOVBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − treze =