O olhar de Evandro Aranha sobre o São João de Santo Antônio de Jesus e suas curiosidades politicas

 E lá se vai mais um São João e Santo Antônio de Jesus deixa passar a grande oportunidade de se transformar e se consolidar definitivamente na capital nacional do forró

Todas as expectativas criadas em torno da festa onde tudo o que poderia ser feito se concretizou. Apresentação ao público baiano num grande evento ao público baiano numa Churrascaria famosa, divulgação nos principais centros do País.

Ruas movimentadas, comércio absolutamente lotado com grande fluxo de pessoas comprando e se preparando. Aliás por falar em trânsito esse tem que ser falado numa outra oportunidade por que é algo a ser estudado.

Imagens- Redes sociais

Participação de grandes artistas do cenário nacional, e da própria cidade levando ao público muito entusiasmo com um repertório absolutamente variado. E sobre isso devemos repensar um pouco pois alguns hits nada tem a ver com os festejos juninos, a exemplo de pagodes, arrochas e mais. Ainda assim não comprometiam a vontade do povo em procurar se alegrar.

Imagens- Redes sociais

Luz, câmara, ação, brilho o que faltou?

Mas o que faltou então. Estava faltando algo mais, e esse algo mais é que daria tudo sentido. Faltava brilho. Era nítido e estava estampado no rosto das pessoas uma animação artificial, uma animação produzida talvez pelo incentivo da festa. Apesar de toda animação, toda a preparação, toda a vontade da equipe organizadora a mensagem estampada no rosto era algo que não ficava, não reproduzia. Reclamar de estrutura á absolutamente incoerente.

Senti falta da imprensa fazendo uma divulgação arrojada, daquelas que empolgam quem assiste. Faltou à imprensa promover a presença de pessoas famosos nas transmissões. A imprensas nesse momento exerce um papel fundamental para mostrar ao mundo a alegria contagiante das pessoas, para impulsionar a vinda daqueles que estão indecisos para onde irão curtir a festa. Para sobretudo mostrar o quanto a cidade se torna acolhedora. E foi aí que faltou também o brilho que a imprensa produz.

Não sei se a dificuldade financeira também tenha contribuído, mas que faltou brilho, não podemos negar que faltou sim.

A visita do governador em saj mostrou que os dois grupos Jacú e Beija-flor não se bicam nem em tempo de festa.

Foto- Alenilton Malta
Foto- Alenilton Malta| De Cara com as feras
Imagens- redes sociais

Um fato que chamou atenção nesse período de festa foi quando da visita do Governador do Estado. E dessa vez devemos tecer uma crítica geral para a classe política da nossa cidade. Porque de um lado líderes do grupo Jacu exercendo uma certa blindagem ao governador, não permitindo ou não criando situação  para que o mesmo fosse à  festa ou quem sabe nem foi convidado, e do outro lado, da parte no grupo beija flor, não sei se por inexperiência do setor de comunicação, mas senti uma indelicadeza e falta da cordialidade, ao não ir ao encontro  e recepcionar o governador, mesmo  que fora de uma agenda institucional. Lamentavelmente incluir essa falha também para incrementar na ausência daquele brilho que estava faltando

Um exemplo a ser seguido foi o do prefeito Ednaldo de Cruz das Almas, que de forma respeitosa abraça Orlandinho seu adversário político local e Jerônimo Rodrigues seu antagônico político no Estado. Um verdadeiro gestor.  

A propósito, que festa linda promovida pela Prefeitura de Cruz das Almas.

Detalhes como esses que ajudam e contribuem para que não se perca o brilho de uma festa tão bonita.

De qualquer maneira Santo Antonio de Jesus está de parabéns por recepcionar tão bem as pessoas, pela expectativa criada e por proporcionar momentos marcantes num reencontro com a família, amigos. Parabéns pela vontade de fazer o melhor.

E apesar da ausência do brilho no rosto das pessoas depois de toda a agitação da festa teremos   um ano todinho pela frente para que seja planejada uma festa que consiga atrair os olhares do mundo para a nossa querida Santo Antonio. Aprendendo com os erros, celebrando os acerto, aprimorando ainda mais a nossa capacidade de povo acolhedor.

E Viva São João!!!

Texto produzido por Evandro Aranha| De Cara com as feras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =