Já são seis mortos por febre maculosa no estado de SP

Carrapato estrela – causador da Febre Maculosa
Sintomas da febre maculosa

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta terça-feira (13) mais duas mortes por febre maculosa. A amostra do piloto Douglas Costa, de 42 anos, deu positiva para a doença. Além dele, outra jovem, de 28 anos, também morreu com a doença, segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo.

A confirmação da morte da namorada do piloto, Mariana Giordano, de 36 anos, saiu na segunda-feira (12).

Eles participaram de uma festa com feijoada no dia 27 de maio em uma fazenda na área rural de Campinas, no interior do estado. Douglas e Mariana passaram a ter sintomas de febre, manchas avermelhadas pelo corpo e dores no dia 3 de junho e faleceram cinco dias depois.

A jovem de 28 anos apresentou febre, cefaléia, choque e crise convulsiva, com início dos sintomas em 3 de junho. Foi internada no dia 7 de junho e foi a óbito em 8 de junho. Ela esteve na mesma festa que o casal frequentou em Campinas.

“Além do casal há mais uma mulher de 28 anos que também frequentou esse evento no dia 27 de maio, que foi uma feijoada nessa fazenda. Começaram a ter sintomas compatíveis com febre maculosa dia 3 de junho e os três evoluíram a óbito no dia 8 de junho”, disse Andrea Von Zuben, diretora da Vigilância em Saúde de Campinas.

Com essas três mortes, vai a seis o número de mortos com a doença. Um caso de uma adolescente de 16 anos que estava na mesma festa e está internada em hospital de Campinas está sendo investigado.

“Em 2023, foram registrados 12 casos de febre maculosa com 6 óbitos, incluindo os três confirmados desde segunda-feira (12) em todo o estado. Em 2022, foram registrados 53 casos, com 37 óbitos confirmados. Já em 2021, foram 76 casos e 42 óbitos”, diz boletim do Adolfo Lutz

Local deve ser multado

Ainda de acordo com a Prefeitura de Campinas, o local onde as três contaminações devem ter acontecido será autuado.

“A gente vai dar um auto de infração porque os organizadores dos eventos tem colocar placas nos lugares da fazenda. Quando eles venderem ingressos para eventos, eles precisam colocar o alerta que tem esse risco. Se a pessoa tiver febre nos próximos 15 dias elas tem que contar para o médico”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − um =