Familiares do paciente e uma criança se desesperam com as agressões. Funcionário foi demitido, e uma sindicância foi aberta para investigar o caso.
Um funcionário do Samu do RJ foi flagrado dando socos em um paciente que estava em surto em Realengo, na Zona Oeste do Rio. O caso aconteceu na última sexta-feira (19), mas o vídeo foi divulgado neste domingo (21).
A família de um paciente, que não teve o nome revelado, acionou o serviço para conseguir levá-lo para uma clínica psiquiátrica. No início do vídeo, é possível ver que o paciente resiste à abordagem dos enfermeiros.
Um dos funcionários se irrita e começa a ser agressivo com o homem. Uma mulher, que está gravando, grita e se desespera com a cena. Uma criança também aparece chorando e gritando.
esse momento, o funcionário já está dando socos no paciente.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o funcionário, que era terceirizado, foi demitido.
“A Fundação Saúde informa que o motorista terceirizado que prestava serviços ao SAMU-RJ foi imediatamente demitido”, informou por meio de nota.
Abertura de Sindicância
Uma sindicância também foi aberta para apurar a conduta médica e administrativa do episódio.
“A Fundação Saúde lamenta o episódio e se solidariza com o paciente e sua família. Ressalta ainda que zela pelo serviço de pronto-atendimento prestado à população”, informa o comunicado.
A Fundação afirma ainda que os funcionários recebem treinamento.
“A Fundação destaca que todos os profissionais do SAMU recebem treinamento específico para atendimento à população e que os motoristas também recebem instruções de atendimento pré-hospitalar”, completa.