Quatro atletas foram alvos de busca e apreensão, nesta terça, em operação do Ministério Público
Por Alenilton Malta | De cara com as feras
Segunda-Feira, 18/04/2023
A Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás, identificou suspeitas de manipulação de resultados em cinco jogos da Série A de 2022.
Segundo apuração do ge, os zagueiros Victor Ramos, da Chapecoense, e Kevin Lomónaco, do Bragantino, o lateral-esquerdo Igor Cariús, do Sport, e o meia Gabriel Tota, ex-Juventude e atualmente no Ypiranga-RS, são alguns dos investigados. O MP não confirmou nenhum nome até o momento.
Também estão na lista do Ministério Público jogos dos campeonatos estaduais de Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e São Paulo – todos de 2022.
Veja abaixo quem são os jogadores investigados:
Victor Ramos
Revelado pelo Vitória, Victor Ramos tem passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, como Palmeiras e Vasco. Aos 33 anos, o zagueiro atualmente defende a Chapecoense.
Em 2016, no Vitória, ele foi pivô de uma polêmica no STJD. No fim do torneio, o Internacional disputava com o time baiano a permanência na Série A.
O Internacional pediu perda de pontos do Vitória por escalação irregular de Victor Ramos. O clube gaúcho alegou que a inscrição do zagueiro havia sido feita fora do prazo, uma vez que ele foi contratado por empréstimo ao Monterrey, do México, mas como se fosse uma transferência nacional.
O clube gaúcho entrou com um pedido no STJD, como terceiro interessado, requerendo a reabertura de um processo iniciado pelo Bahia, ainda na final do Campeonato Baiano.
Por fim, o STJD decidiu manter o processo arquivado. O Internacional ainda tentou recorrer ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça), mas não obteve sucesso. O clube gaúcho ainda foi multado por usar no processo um e-mail falso, de autoria do então empresário do zagueiro, Francisco Godoy.
Fora de campo, Victor Ramos também ganhou fama ao namorar a modelo Nicole Bahls, relacionamento que terminou em 2012.
- Nome: Victor Ramos Ferreira
- Data de nascimento: 5 de maio de 1989
- Idade: 33 anos
- Altura: 1,93m
- Clube atual: Chapecoense
- Clubes anteriores: Vitória, Standard de Liège (Bélgica), Vasco, Monterrey (México), Palmeiras, Goiás, Guarani, CRB, Botafogo-SP e Portuguesa.
Igor Cariús
Nascido em Cariús, no interior do Ceará, Igor passou por vários clubes do estado antes de conseguir as primeiras oportunidades em time de maior visibilidade no Brasil.
O defensor teve a carteira nacional de habilitação, celular e notebook apreendidos no mandado de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Goiás nesta manhã de terça-feira e cumprido através do Ministério Público de Pernambuco.
Na temporada passada, o lateral defendeu o Cuiabá em 32 partidas, entre jogos do campeonato estadual, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Neste ano, pelo Sport, foram 23 jogos, um gol marcado e seis assistências.
Apesar de ser alvo da operação, Igor Cariús compareceu ao treino na manhã desta terça e segue viagem normalmente com a delegação rubro-negra rumo a Fortaleza, local onde o time rubro-negro encara o Ceará, na quarta-feira, no jogo de ida da final da Copa do Nordeste.
- Nome: Igor Aquino da Silva
- Data de nascimento: 01/05/1993
- Idade: 29 anos
- Altura: 1,82cm
- Clube atual: Sport
- Clubes anteriores: Iguatu, Barbalha, Quixadá, Coruripe, ASA, Paraná, CRB, Atlético-GO e Cuiabá.
Gabriel Tota
Nascido em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo, Gabriel Tota defendeu apenas cinco clubes na carreira. Aos 21 anos, o jogador passou por Novorizontino, Rio Preto, Mirassol, Juventude e atualmente defende o Ypiranga-RS.
Na temporada passada, o meia disputou 23 jogos pelo Juventude. Foram sete partidas pelo Brasileirão e seis pelo Campeonato Gaúcho, além de jogos pelo Brasileirão de Aspirantes e Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Pouco aproveitado no Alfredo Jaconi, ele foi anunciado na semana passada como reforço do Ypiranga, de Erechim, por empréstimo.
- Nome: Gabriel Ferreira Neris
- Data de nascimento: 29/10/2001
- Idade: 21 anos
- Altura: 1,86cm
- Clube atual: Ypiranga-RS
- Clubes anteriores: Novorizontino, Rio Preto, Mirassol e Juventude.
Kevin Lomónaco
Nascido na Argentina e atuando no futebol brasileiro desde a temporada passada, Kevin Lomónaco tem apenas 20 jogos desde a chegada ao Bragantino.
Ele é cria da base do Lanús e chegou ao time profissional em 2019. O jogador ainda defendeu o Platense-ARG, por empréstimo, em 2020. Depois, retornou ao Lanús.
O zagueiro é tratado com uma das promessas do futebol argentino, tendo disputado o Sul-Americano e Mundial sub-17 pela seleção argentina em 2019.
- Nome: Kevin Joel Lomónaco
- Data de nascimento: 08/01/2002
- Idade: 21 anos
- Altura: 1,92 cm
- Clube atual: Bragantino
- Clubes anteriores: Lanús, Platense e Bragantino.