Pensando a Politica

Evandro Aranha 08/04/2023

Evandro Aranha imagens rede sociais

Ou muda,
Ou nada muda!!!

Muito se fala em mudança no sistema eleitoral. Mudar regra mudar o sistema de voto, se distrital, se misto, se parlamentarismo, de permanecer presidencialista com foco no parlamento.
Até o formato de conferência de votos, há quem defenda por exemplo que deveria ter uma forma do voto ser impresso diretamente numa urna sem que o eleitor precisasse tocar. Ele vota, confere se está certo, confirma, a impressora imprime o voto, é cortado e o mesmo já cai direto numa urna lacrada.
Enfim, é discutido sempre e todas a vezes que se aproxima o sistema eleitoral.
A bem da verdade nosso sistema eleitoral precisa sim de mudanças. Mudanças punitivas.
Por exemplo, todos os candidatos ao executivo em qualquer esfera é obrigado a apresentar seu plano de governo, que é onde ele diz pra sociedade tudo o que ele pretende realizar durante o seu mandato, com cronograma e tudo.
Então a opinião que se discute hoje em todos os cantos é a penalização desse gestor que não realizou nada do que foi prometido.
Só pra deixar mais claro, o caso emblemático da última eleição foi que os dois principais candidatos à presidência garantiram a nação um salário mínimo de 1.400,00. Passado o pleito, um desses dois venceu e simplesmente decreta um SM de apenas 1.302,00 completamente diferente do prometido em campanha.
Há propostas numa cidade do interior da contrução de um Shopping da feira ou até mesmo uma feira livre com estacionamento subterrâneo. Elevação do teto de isenção para o imposto de renda por parte do governo federal, mas ao contrário disso reduziu esse teto. Dentre tantas outras promessas que de forma inversa começam a ser implementadas.
Então, a mudança emergencial que deve se propor ao sistema eleitoral é a punição desses políticos que cometem estelionato eleitoral com perca de mandato já no primeiro ano de governo de forma automática. Só assim a gente começa a fazer melhores escolhas no processo eleitoral. Dessa maneira a gente consegue fazer com que cada um dos que se submetem ao voto tenham mais responsabilidade no momento de fazer suas promessas ao seu eleitorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =