Um ônibus do transporte público de Salvador foi incendiado na manhã desta sexta-feira (11), no bairro Jardim Santo Inácio, em Salvador. É o quinto veículo que oferece o serviço atacado com fogo neste ano, na capital baiana, e segundo nesta semana.
O caso aconteceu na Avenida Cardeal Brandão Vilela, perto do Conjunto Penal da Mata Escura e nas imediações da Estação Pirajá. O Corpo de Bombeiros foi acionado e apagou as chamas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), os ônibus que circulam na via tiveram o itinerário desviado para a Avenida Gal Costa. Mas por volta de 8h, a circulação dos ônibus no bairro foi retomada.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informou que suspendeu as aulas de 310 estudantes do bairro, na manhã desta sexta, por causa da sensação de insegurança.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou que policiais militares e civis foram enviados ao local. Uma investigação foi iniciada e testemunhas serão ouvidas.
A SSP-BA afirmou ainda que imagens de câmeras de segurança serão verificadas. A segurança na região foi reforçada.
O que aconteceu
Segundo testemunhas, o ônibus fazia a linha 1346 – Estação Pirajá/Itapuã. Dois homens teriam roubado e obrigado o motorista, cobrador e passageiros descerem do veículo, no ponto de ônibus. Em seguida, tiraram galões de gasolina de uma mochila e cometeram o crime.
Por causa do crime, o trânsito na região está intenso. Por volta das 6h45, a velocidade dos motoristas que passam pelo local é de 4 km/h. Uma das faixas está ocupada pelo veículo queimado.
O caso é investigado pela 11ª Delegacia Territorial (DT) do bairro de Tancredo Neves.
Um ônibus foi incendiado, no bairro da Sussuarana, em Salvador. A ação aconteceu na Avenida Ulisses Guimarães, em uma área próxima ao final de linha.
O veículo era da linha 1230 (Sussuarana/Barra 1). De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), o suspeito de atear fogo no veículo ficou ferido após o ato, foi socorrido e levado ao hospital.
Testemunhas contaram que um homem entrou no ônibus, pediu que os passageiros descessem e ateou fogo no veículo. As chamas foram controladas por agentes do Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.
Outro ônibus do transporte coletivo de Salvador foi incendiado na Avenida Ulisses Guimarães, no bairro da Sussuarana. Testemunhas relataram que o incêndio foi criminoso.
Homens armados interceptaram o veículo, obrigaram o motorista a atravessá-lo na pista e ordenaram que o motorista e os passageiros descessem, antes de atearem fogo. As chamas destruíram o veículo totalmente e o Corpo de Bombeiros esteve no local para apagar as chamas.
O fogo atingiu a fiação, que ficou caída ao chão. O fornecimento de energia elétrica foi suspenso no bairro.
Um coletivo da linha 0518 (CAB/Sussuarana x Engenho Velho de Brotas), passava pela Avenida Ulysses Guimarães por volta de 5h30, quando foi interceptado por criminosos que incendiaram o coletivo.
Outra ocorrência de vandalismo envolveu um coletivo do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec) que faz a linha 207 (Itapuã x Narandiba). Ele foi apedrejado na mesma avenida, por volta das 6h.
O veículo ficou danificado em várias partes e foi recolhido para a garagem.
Um ônibus foi incendiado no bairro de São Marcos, localidade do “Coroado”. De acordo com moradores, o incêndio foi criminoso.
Os passageiros do ônibus, que fazia a linha 0203 (Ribeira x Terminal Pituaçu), tiveram os pertences roubados