Mudança de nome de rua gera polêmica em bairro nobre de Salvador; moradores dizem que não foram consultados

Mudança de nome de rua gera polêmica em bairro nobre de Salvador — Foto: Reprodução

A mudança de nome de uma das ruas do bairro da Graça, um dos mais nobres de Salvador, não agradou a maioria das pessoas que moram no local.

Antes, rua da Flórida, o local passou a ser chamado rua Luiz Martins Catharino Gordilho, em homenagem ao empresário e ex-dirigente do Esporte Clube Vitória, que morreu em 2005.

A mudança aconteceu após a aprovação de um projeto de lei do vereador Alberto Braga (Republicanos), sancionado pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, no final de junho.

Os moradores alegam que passaram a ter problemas para receber encomendas e contas após a mudança do nome da rua.

“Esse projeto de lei tem trazido transtornos para a gente, principalmente com mercadorias”, disse o advogado Rodrigo Alonso, que acrescentou que o nome já era usado como homenagem, em uma avenida localizada no bairro de Cajazeiras.

“Simplesmente, de forma arbitrária, sem consulta pública, sem nenhuma manifestação de vontade, houve a alteração. A gente já está buscando os meios judiciais, já que já foi sancionada a lei, tendo em vista que a nossa lei orgânica municipal é omissa”, afirmou o advogado.

Bervely Hills

Vereador propõe mudança de nome de rua de Salvador para ‘Beverly Hills’ — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Salvador tem sido palco de outra polêmica com nome de rua. Em junho, o vereador Téo Senna (PSDB) propôs mudar o nome da Alameda das Catabas, localidade entre o Caminho das Árvores e a Pituba, para Alameda “Beverly Hills”, uma ligação direta com a cidade que fica em Los Angeles, nos Estados Unidos.

De acordo com Téo Senna, a ideia da mudança de nome foi passada para ele através da Associação de Moradores da localidade.

O edil explicou que os moradores justificaram que o nome da rua dificulta a solicitação de corridas com motoristas por aplicativo, porque existem outros lugares que se chamam “Catabas” na cidade.

A escolha pelo nome “Beverly Hills” também teria sido proposta pelos moradores, porque, segundo Téo Senna, eles consideram uma rua “elegante”, assim como a cidade americana.

O vereador contou que antes de propor a mudança do nome, visitou a Alameda das Catabas, e viu que tem um prédio em construção, que se chama “Beverly Hills”, no local. Isso fez com que ele enxergasse sentido na alteração.

O projeto de lei será analisado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e, caso seja aprovado, pela prefeitura, será levado para votação na Câmara de Vereadores de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + oito =