Banco segue a tendência de outras instituições financeiras que pretendem investir no retorno ao presencial em 2026

O Bradesco informou ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região que encerrará o regime de home office em diferentes áreas da instituição. De acordo com o sindicato, apenas no departamento de investimentos, 844 funcionários deverão retornar ao trabalho 100% presencial a partir de 2 de janeiro de 2026. A tesouraria (mesa clientes) também voltará ao presencial, impactando 50 bancários, todos lotados na capital paulista.
De acordo com a presidente do Sindicato, Neiva Ribeiro, a entidade acompanha de perto o processo e reforça que qualquer retorno presencial deve ocorrer com condições estruturais e organizacionais adequadas, garantindo saúde, segurança e qualidade de trabalho para todos. Uma plenária com os trabalhadores está prevista para o dia 09/12 às 19h.
“Esta mudança causa impactos enormes na rotina e na qualidade de vida destes bancários, que de forma justa estão indignados com a mudança, uma péssima notícia neste final de ano para eles e suas famílias. O Sindicato quer ouvir estes bancários e, juntos, definir os próximos passos de um movimento de mobilização, que pressione o banco a negociar”, afirma Ribeiro.
Outros bancos também seguem a mesma tendência de retorno ao presencial. O Nubank informou, em novembro, que passará a exigir a presença nos escritórios por, no mínimo, dois dias por semana, a partir do segundo semestre de 2026. O Itaú demitiu cerca de mil funcionários que trabalhavam em modelo híbrido ou totalmente remoto. De acordo com o banco, a medida decorreu de uma “revisão criteriosa de condutas relacionadas ao trabalho remoto e ao registro de jornada”.
Procurada pelo JOTA, a assessoria de imprensa do Bradesco informou que cerca de 50% dos mais de 82 mil funcionários trabalham de forma híbrida. “A definição da rotina é orientada pela liderança de cada área, que estabelece a matriz ideal de dias presenciais e remotos com base nas especificidades operacionais. O Bradesco busca sempre um equilíbrio entre o presencial e o remoto, com foco na produtividade e no bem-estar das pessoas”




