Messias diz que mostrará ao Senado que possui “requisitos” para compor STF

REUTERS/Adriano Machado

O atual advogado-geral da União, Jorge Messias, agradeceu a indicação ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, anunciada nesta quinta-feira (20) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em publicação nas redes sociais, Messias afirmou que buscará demonstrar ao Senado Federal que possui os “requisitos” necessários para assumir o cargo.

“Agradeço a confiança em meu nome e acolho com afeto todas as orações e manifestações de apoio recebidas. Uma vez aprovado pelo Senado, comprometo-me a retribuir essa confiança com dedicação, integridade e zelo institucional”, escreveu.

Em reunião nesta quinta, Messias foi comunicado da escolha de Lula. Ele é a terceira indicação do presidente no atual mandato. Os outros dois foram Flávio Dino, para o lugar de Rosa Weber; e Cristiano Zanin, que substituiu Ricardo Lewandowski.

Para assumir o cargo, porém, Messias ainda precisa ser aprovado por maioria absoluta do Senado, que pode barrar a nomeação. Antes da votação em plenário, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) realiza uma sabatina para avaliar se o candidato tem qualificação e conduta adequadas para o cargo.

senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) era o nome com apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AL), e de outros ministros do STF, mas Lula decidiumanter a escolha por alguém de sua extrema confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − um =