
Oficialmente substituído na Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo (PT-SE) recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um pedido para ser candidato nas eleições de 2026.
Ainda faltam ajustes nos planos futuros, que devem ganhar musculatura com a estruturação da campanha a partir de agora. Uma das opções em jogo seria uma candidatura ao Senado.
Márcio Macêdo é deputado federal pelo PT de Sergipe e se licenciou do cargo para assumir o cargo no Palácio do Planalto.
O governo anunciou na segunda-feira (20) que ele foi substituído pelo também deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), após meses de expectativa sobre a troca, que era dada como provável.
Macêdo foi vice-presidente e tesoureiro do PT nacional, além de presidente do Diretório Municipal de Aracaju e do Diretório Estadual do partido em Sergipe. O ministro foi peça ativa na campanha presidencial do presidente Lula em 2022.
Lula tem feito pedidos aos correligionários para que disputem as eleições em 2026. A campanha ao Senado do ano que vem é vista como central para esquerda e direita, já que a renovação será de 2/3 da Casa.