
Durante muito tempo, o Nordeste foi visto como uma região esquecida, marcada por estigmas de pobreza, seca e abandono. Enquanto o Sul e o Sudeste concentravam os olhares do poder político e econômico, o Nordeste lutava para sobreviver à margem do desenvolvimento. Mas os ventos mudaram. E hoje, com orgulho e potência, o Nordeste é uma das regiões que mais cresce e se transforma no Brasil.
Energia limpa

Incentivo às Energias Renováveis
Fortes investimentos em energia eólica e solar, especialmente nos estados:
Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
O Nordeste lidera a produção de energia limpa no país, atraindo indústrias e gerando empregos.
Nas últimas duas décadas, políticas públicas estratégicas vêm redesenhando o mapa do desenvolvimento nacional. O PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, por exemplo, voltou com força total e tem o Nordeste como protagonista. São obras de infraestrutura, mobilidade, saneamento e habitação que geram emprego, renda e qualidade de vida. A região não está mais no fim da fila. Agora, lidera.
Um dos maiores símbolos dessa virada é a Ponte Salvador-Itaparica, na Bahia. Um megaempreendimento que promete revolucionar a conexão entre a capital e o interior do estado, impactando positivamente dezenas de municípios do Recôncavo Baiano, do Baixo Sul e da Região Metropolitana. Com a ponte, virá a industrialização, o turismo, novos investimentos e uma logística moderna que integrará ainda mais o estado ao país.
Mas o avanço não é só físico. O Nordeste tem se destacado na educação, na cultura, na inovação tecnológica e até no setor de energias renováveis, como a solar e a eólica. Estados como o Ceará, o Rio Grande do Norte e a Bahia já lideram o ranking nacional em produção de energia limpa.
O Agro é tudo

Há, ainda, um olhar mais respeitoso e comprometido do governo federal. Os investimentos estratégicos e o incentivo à interiorização do desenvolvimento mostram que o Brasil só será forte se o Nordeste estiver forte. E ele está.
O Nordeste de hoje não é mais o mesmo. É uma terra que sonha, que cresce, que transforma e que mostra a sua força com dignidade, cultura e trabalho. O Brasil, finalmente, reconhece isso. E quem achava que o Nordeste era apenas passado, está agora tendo que encarar um futuro que começa aqui.
Por| Alenilton Malta
