O resultado do 1º turno nas capitais das eleições municipais 2024 indica força de partidos mais à direita, com destaque ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. A sigla elegeu dois prefeitos (em Maceió e Rio Branco) e continua na disputa em nove das 15 capitais que terão segundo turno. São elas: Belo Horizonte, Fortaleza, Belém, Manaus, Goiânia, Cuiabá, João Pessoa, Aracaju e Palmas.
Também com alinhamento à direita, União Brasil venceu em duas capitais, Salvador e Teresina, e disputa outras quatro, Goiânia, Campo Grande, Natal e Porto Velho.
Outro destaque foi a representatividade do centro, principalmente pelos resultados do PSD, que venceu em três capitais (Rio de Janeiro, São Luís e Florianópolis) e concorre em outras duas (Belo Horizonte e Curitiba). O MDB venceu duas (Macapá e Boa Vista) e disputa em mais três: São Paulo, Porto Alegre e Belém.
Já o PT, à esquerda, não levou nenhuma capital em 1º turno, mas concorre em quatro no 2º turno. São elas: Fortaleza, Porto Alegre, Natal e Cuiabá.
O mapa das capitais, elaborado pelo JOTA, condensa as principais informações sobre o resultado das eleições, com destaque ao alinhamento político