Estudo diz que cérebro dos homens “encolhe” em 70% das 7h às 20h e depois “reinicia”; entenda

Foto: Sabine Zierer/ Pixabay

Um estudo mostrou que o cérebro dos homens “encolhe” em 70% entre as 7h até às 20h e, depois, reinicia. Segundo o levantamento, o processo está relacionado com alterações nos hormônios esteróides, ou seja, testosterona, cortisol e estradiol, que ocorrem ao longo do dia no corpo masculino. De acordo com publicação do O GLOBO, a coautora da pesquisa, Laura Pritschet, disse que a mudança persiste ao longo da vida do homem, mas é variado o grau em que acontece.

Os pesquisadores escanearam o cérebro de um homem de 26 anos 40 vezes no período de 30 dias para constatarem o fato. Os exames de ressonância magnética foram feitos às 7h e às 20h. O grupo de três hormônios estão em seu nível mais alto pela manhã, enquanto à noite, estão no mais baixo.

Os estudiosos perceberam ainda que as mudanças coincidem com a queda e o aumento dos hormônios esteróides. Ao aumento dos níveis, o cérebro mudou de volume fazendo com que o declínio deles fosse ligado ao menor volume cerebral. 

“Você pode pensar nisso quase como um ritmo pulsante da manhã à noite. As mulheres também experimentam um fluxo diário de hormônios, mas não é tão pronunciado, porque o ciclo menstrual está simultaneamente conduzindo mudanças de longo prazo nos hormônios”, explicou Laura. 

A espessura do córtex, camada mais externa do cérebro, especialmente os córtices occipital e parietal foram as que mais encolhem e a matéria cinzenta, compostas pelos neurônios e as conexões entre eles, que perde 0,6% do seu tamanho original, também sofreram impactos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =