O primeiro semestre de 2024 encerrou com um saldo positivo no total de vendas dos modelos eletrificados. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O período registrou um aumento de 146% em comparação com o primeiro semestre de 2023. Ao todo, foram 79.304 emplacamentos de veículos leves eletrificados entre janeiro e junho de 2024.
Entre eles, os veículos 100% elétricos tiveram a maior representatividade, com 39% dos emplacamentos. Já os híbridos plug-in (PHEV), fecharam o semestre com 29,5% de participação. Juntos, esses dois somaram quase 69% da fatia dos eletrificados.
Com números menos expressivos, os híbridos convencionais (elétricos não plug-in à gasolina ou diesel) ficaram com 9,3% das vendas no primeiro semestre (7.394). Já os híbridos flex a etanol, com 14% (10.987). E os micro-híbridos com 8% (6.423).
Os carros 100% elétricos tiveram um impacto mais significativo. Em 2023, venderam 3.778 unidades e deram um salto para 31.204, em 2024. Um aumento de 725% em um ano.
Os híbridos do tipo PHEV também cresceram bastante, mas não como os elétricos. Na passagem de 2023 para 2024 (comparativo do 1° semestre), os carros com essa tecnologia aumentaram em 112%. Ainda que o número seja menor, o resultado é positivo.
Quando observadas as vendas do primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de anos passados, as diferenças são ainda maiores (confira na listagem abaixo). Há alguns anos, não era tão comum ver algum modelo elétrico ou híbrido nas ruas. Entretanto, atualmente, basta dar uma volta por alguns quarteirões, e eles irão aparecer.
No acumulado dos seis primeiros meses do ano, São Paulo liderou os emplacamentos, com 33,5% de participação. Logo abaixo, o Distrito Federal ficou com 8,2%, enquanto que o Rio de Janeiro teve 7,7%.
Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, esses veículos fazem parte de um momento positivo para a eletromobilidade. “Os veículos elétricos são produtos de alto grau de tecnologia, que contribuem para a redução da poluição urbana, das emissões de gases do efeito estufa e dos altos níveis de ruído nas cidades brasileiras”, disse.
Total de vendas de eletrificados dos últimos anos (janeiro a julho)
- 2014: 418 unidades;
- 2015: 408 unidades;
- 2016: 451 unidades;
- 2017: 1.184 unidades;
- 2018: 1.944 unidades;
- 2019: 2.356 unidades;
- 2020: 7.568 unidades;
- 2021: 13.899 unidades;
- 2022: 20.427 unidades;
- 2023: 32.239 unidades;
- 2024: 79.304 unidades.