Anitta lançou o clipe da música “Aceita” nesta terça-feira (14), que mostra a cantora praticando sua fé no candomblé. A artista disse ter sofrido preconceito religioso após publicar uma foto de divulgação do projeto nesta segunda-feira, revelando ter perdido milhares de seguidores mesmo abordando outras religiões na produção.
Em 2010, o Censo constatou que os adeptos da umbanda e do candomblé no Brasil eram 0,3%. De acordo com um relatório produzido pelo Observatório de Liberdade Religiosa, os registros de violência contra pessoas de religiões de matriz africana cresceram 270%, em 2021, em comparação ao ano anterior, chegando a 244 casos.
No universo da cultura, alguns artistas também já declararam sua fé em redes sociais e defenderam as religiões de matriz africana. Entre esses estão Bruno Gagliasso, Daniela Mercury, Gilberto Gil, entre outros.
Veja famosos que, assim como Anitta, são adeptos do candomblé:
Cleo Pires
A filha de Fabio Junior já usou suas redes sociais para falar sobre a intolerância religiosa que sofre. “Para a gente evoluir como sociedade, a gente precisa urgentemente respeitar todas as formas de pensar. Claro que, quando a intolerância religiosa é bem mais pesada quando a gente fala das religiões de matrizes africanas, e a gente sabe muito bem o por quê”, comentou em setembro de 2022.
Na época, Cleo Pires mostrou seu casamento com o empresário Leandro D’Lucca que foi celebrado no candomblé
Bruno Gagliasso
O ator é Ogã — cargo responsável por tocar atabaque e puxar os cânticos durante as cerimônias — no terreiro Ilê Axé Opo Aganju, em Salvador. Gagliasso revelou sua fé enquanto gravava a série “Santo”, em que o personagem seguia o candomblé.
Em 2023, quando recebeu seu cargo, publicou uma foto contando que foi a primeira vez que levou o filho Bless ao seu terreiro. O ator também foi vítima de intolerância religiosa na época por meio de comentários de seguidores que condenaram a prática.
Gilberto Gil
O cantor aborda o candomblé em diversas produções, como no disco “Obatalá – Uma Homenagem à Mãe Carmen”, indicado ao Grammy Latino 2020 na categoria Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa.
No projeto, Gil recrutou músicos como Alcione, Gal Costa, Ivete Sangalo, Marisa Monte e Jorge Ben para homenagear Mãe Carmen, Iyalorixá (também conhecido como mãe de santo) do Terreiro do Gantois, em Salvador.
Alcione
A artista que cantou com Gil em seu projeto, já foi registrada cantando outras vezes no terreiro Pai Celinho de Omulu, em Duque de Caxias. Sem nunca ter escondido sua religião, a cantora revelou em outras ocasiões que foi criada no catolicismo, tendo se interessado pelas de matriz africana mais velha.
Em abril de 2023, Alcione fez uma publicação de registros de uma celebração a Oxalá em que aparecem os atores Regina Casé e Caio Blat.