A principal feira agrícola do país, a Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) estreou a edição de 2024 marcada pela presença de políticos. De um lado, ministros de Lula. De outro, Bolsonaro junto a dois governadores.
Desta vez, a solenidade de abertura do evento contou com a presença do ministro da agricultura Carlos Fávaro, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira e o vice-presidente, Geraldo Alckmin.
No ano passado, o ministro da agricultura disse ter se sentido “desconvidado” ao receber uma sugestão da presidência do evento de não comparecer à abertura, que contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.
De fora da cerimônia de abertura deste ano – reservada apenas para autoridades do governo e expositores -, Bolsonaro fez um aceno aos ruralistas locais com uma carreata.
O ex-presidente percorreu as ruas de Ribeirão Preto ao lado de aliados políticos. Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Goiás, Ronaldo Caiado (União) estiveram com Bolsonaro em um carro de som.
Na cidade, Bolsonaro também participou de um ato com apoiadores, na avenida Presidente Vargas, acompanhado de parlamentares como o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) e o senador Marcos Pontes (PL-SP).
A participação oficial do ex-presidente na Agrishow acontecerá nesta segunda-feira (29).
Nos bastidores, autoridades envolvidas no evento afirmam as mudanças na abertura da edição de 2024 – e a separação das participações de representantes dos governos Lula e Bolsonaro – foram planejadas para evitar tumultos e protestos.