A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou, na sessão desta quarta-feira (3), o pedido da Prefeitura de Salvador para contrair empréstimo de até US$ 120 milhões (R$ 604 milhões) junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). De acordo com a mensagem do Executivo, a quantia será aplicada na 3ª Fase do Projeto Salvador Social do Município de Salvador.
O projeto foi aprovado sob protesto da oposição, que votou contra o texto. A proposição foi aprovada com 30 votos da base governista e 9 contrários.
Antes da apreciação no plenário, a proposta passou pela avaliação da Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final (CCJ) da Casa e contou com pedido de vistas da vereadora Marta Rodrigues (PT).
Também nesta quarta, a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 60/2024, de autoria do prefeito Bruno Reis (União), que prevê a proposta de reajuste salarial para os servidores ativos e proventos dos inativos e pensionistas. Com isso, os professores da rede municipal de ensino serão contemplados com reajuste de 8% e os demais servidores com 4%.
A Casa votou ainda o projeto do Executivo Municipal que institui o Plano de Carreira e Remuneração dos Agentes de Trânsito (PLE-61/2024) e a apreciação da proposta de criação do Programa Dinheiro Direto na Escola Soteropolitana (PDDES), através do PLE 48/2024.