Desigualdade econômica mundial: o problema é dinheiro ou falta de distribuição com equilíbrio?

Foto: reprodução/facebook

A riqueza total gerada ao redor do globo é suficiente para efetivamente suprir as necessidades da população mundial, entretanto está extremamente concentradas nas mãos de uma pequena porcentagem de pessoas e países ricos, enquanto a grande maioria vive sem recursos.

Relatórios de organizações como a Oxfam mostram que uma pequena elite ( cerca de 1% da população mundial ) detém uma parcela desproporcional da riqueza global, muitas vezes acumulando mais do que a metade mais pobre do planeta. O mundo produz riqueza e alimentos em quantidade, mas a distribuição desigual resulta em disparidades de acesso a serviços essenciais como saúde, educação, moradia e oportunidades de emprego.

A fome e a pobreza persistem não por escassez absoluta de recursos, mas porque muitas pessoas não detém do acesso a eles.

Mudanças transformadoras poderiam alterar todo o contexto

Dado o exposto, podemos perceber que o problema está na má distribuição monetária entre a nossa sociedade. Portanto a minha opinião é que questão central não é a ausência de recursos, mas sim a necessidade de mudanças transformadoras na forma como a riqueza e as oportunidades são distribuídas e gerenciadas globalmente para garantir maior equidade e justiça social no nosso planeta.

Repórter\ Ian Malta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 7 =