Encontro acontece em meio a ataques russos contra Kiev e impasse nas negociações envolvendo territórios. Trump também conversou com Putin por telefone.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (28) que Rússia e Ucrânia estão no último estágio das negociações para a implementação de um plano de paz entre os dois países. A declaração foi feita ao lado do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pouco antes do início de uma reunião entre os dois para discutir o assunto.
Ao receber Zelensky na Flórida, Trump disse acreditar que os dois lados querem a paz e que a Europa também tem trabalhado para viabilizar um acordo de cessar-fogo. O presidente americano afirmou ainda que as negociações são difíceis, mas estão avançando.
“Estamos na fase final das negociações. Ou isso termina ou vai se prolongar por muito tempo e milhões de pessoas a mais vão morrer”, afirmou. “Acho que podemos avançar rapidamente.”
O presidente americano disse que que não há um prazo para fechar um acordo de paz que encerre a guerra na Ucrânia. Segundo Trump, as partes devem assinar um “forte” acordo de segurança, e os ucranianos serão economicamente beneficiados.
Zelensky agradeceu a Trump pela mediação e disse que a equipe ucraniana tem trabalhado em um acordo de paz e em garantias de segurança. Diante de jornalistas, o presidente ucraniano evitou responder a uma pergunta sobre a possibilidade de concessões territoriais à Rússia.
Antes da reunião, Zelensky afirmou que pretende discutir com Trump o futuro da região de Donbas, no leste da Ucrânia, além de outros temas ligados à segurança do país. Após o encontro, ele deve conversar por telefone com outros líderes europeus.
A conversa entre Trump e Zelensky ocorre após semanas de negociações diplomáticas em busca de um acordo de paz. Lideranças europeias tentam garantir compromissos de segurança para a Ucrânia no pós-guerra, com apoio dos Estados Unidos.
Enquanto isso, no sábado (27), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que continuará a guerra caso a Ucrânia não busque um acordo rápido. O conflito começou em fevereiro de 2022 após militares russos invadirem o território ucraniano.
Pouco antes do início da reunião deste domingo, Trump anunciou que teve uma ligação telefônica “muito produtiva” com Putin. Ele não deu detalhes sobre a conversa, que durou pouco mais de uma hora. Uma nova ligação será feita após a reunião com Zelensky.
O Kremlin disse que Trump e Putin concordaram em não apoiar a proposta europeia de um cessar-fogo temporário antes de um acordo definitivo. O governo russo afirmou ainda que a Ucrânia precisa tomar uma “decisão ousada” sobre os territórios em disputa entre os dois países.
Zelensky e Trump já se reuniram outras vezes ao longo de 2025. Em um dos encontros, no fim de fevereiro, os dois presidentes discutiram na frente de jornalistas dentro da Casa Branca.





