
A forte chuva que atingiu a capital na tarde deste sábado (27) deixou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.
Segundo o órgão, a combinação do calor com a umidade (entrada da brisa marítima) estimulou a formação de uma instabilidade que provoca chuva com até forte intensidade na Cidade de São Paulo.
Conforme imagens do radar meteorológico da Prefeitura de são Paulo, a chuva é forte nos bairros do Campo Limpo e Butantã, Zona Sul e Oeste, respectivamente. Na ocasião da chuva pode ocorrer rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo.
Por volta das 16h30, 158.268 imóveis estavam sem energia elétrica na Grande São Paulo, segundo boletim da concessionária Enel. Desse total, 137 mil endereços sem energia estão na capital paulista.
A tempestade já causou a queda de algumas árvores na cidade, como na Rua Silva Bueno com a Rua Xavier Curado, na região do Ipiranga, região central.
E também na Rua Javari, na Mooca, onde os bombeiros foram acionados para atender um chamado de queda de árvore de grande porte na área.
Outra queda de árvore sobre um carro de passeio foi registrada na Rua Fortunato Ferraz, altura do número 100, no bairro da Lapa, Zona Oeste de São Paulo.
O Corpo de Bombeiros afirmou que, desde às 14h, já recebeu 55 chamados para quedas de árvores na Grande SP neste sábado (27).
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- – Evite transitar em ruas alagadas
- – Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- – Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda
- – Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- – Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- – Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Calor forte
A cidade segue sob a influência de uma massa de ar quente e úmida, que mantém o calor elevado neste fim de semana. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o cenário favorece sol ao longo do dia e pancadas de chuva entre a tarde e a noite, com momentos de até forte intensidade.
Neste sábado (27), a madrugada será quente, e o sol aparece entre poucas nuvens durante o dia. Há previsão de chuva isolada no fim da tarde e à noite. Já no domingo (28), a nebulosidade varia pela manhã, o sol aparece ao longo do dia, e as chuvas retornam a partir da tarde, com potencial para alagamentos localizados.
Previsão dia a dia, segundo a Climatempo
Sábado (27)
- 🌡️ Mínima: 22 °C | Máxima: 37 °C
- 🌦️ Sol e aumento de nuvens; pancadas de chuva à tarde e à noite
- 💧 Umidade: entre 44% e 95%
Domingo (28)
- 🌡️ Mínima: 22 °C | Máxima: 34 °C
- 🌦️ Sol e aumento de nuvens; pancadas de chuva à tarde e à noite
- 💧 Umidade: entre 56% e 100%





