
O deslocamento de um ciclone extratropical em direção ao oceano, em combinação com o avanço de uma frente fria, nesta quarta-feira (10), provocou alertas meteorológicos em 9 estados. Os riscos incluem chuvas fortes e ventos intensos, que podem superar 100 km/h.
Alertas para estados
O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho, de tempestade e ventos costeiros, com validade até o final desta quarta, para a região metropolitana de Porto Alegre e o sudeste Rio-grandense.
O avanço do ciclone pode gerar intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, que podem movimentar dunas de areia sobre construções na orla.
Além disso, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) emitiu alertas para possibilidades de ocorrências hidrológicas em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Este alerta é válido para locais como Pelotas, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Caxias do Sul.
O cenário de risco hidrológico, que se refere a chance de ocorrência de eventos ligados à água, como cheias, inundações, alagações, secas e erosão, se dá por conta da previsão de chuva ao longo do dia, que somada aos acumulados nos últimos dias, pode provocar alagamentos.
O risco geológico também é considerado em regiões como Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Caxias do Sul. O alerta é válido principalmente para áreas suscetíveis a deslizamentos como morros e colinas.
Ainda na região Sul, em Santa Catarina (SC), a capital Florianópolis tem alertas de tempestade e ventos costeiros. O evento deve ser mais intenso em regiões costeiras no sul catarinense. No Paraná, a região oeste tem alertas de tempestade e ventos costeiros.
No Sudeste, o mesmo risco é considerado em regiões de São Paulo como Campinas e na capital paulista. No Rio de Janeiro, Petrópolis e toda região serrana podem ser impactadas. Em Minas Gerais, a capital Belo Horizonte e Juiz de Fora deverão sentir os efeitos do ciclone com previsão de pancadas de chuva isoladas.
Na região Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul, Goiás e o sul de Mato Grosso tem alertas para risco de tempestades.




