Mais de 6 toneladas de resíduos já foram reaproveitados pelo Cruz Recicla em apenas um mês de funcionamento

Creditos-Secom – Prefeitura de Cruz

Em pouco mais de um mês desde o lançamento do Cruz Recicla, mais de 6 toneladas de resíduos deixaram de ir para o lixo comum e ganharam uma destinação ambientalmente mais correta e sustentável. O projeto de coleta seletiva foi lançado em setembro pela Prefeitura de Cruz, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).

Desde a implantação do Cruz Recicla, já foram reaproveitados quase 3 toneladas de papel branco, 2 toneladas de papelão, duzentos quilos de garrafas pet, 1 tonelada de vidro e cem quilos de alumínio. Além disso, foram tirados de circulação mais de 250 pneus.

A iniciativa transforma resíduos em novas oportunidades, incentiva a sustentabilidade e contribui para a educação ambiental da população de Cruz das Almas. “No primeiro mês do projeto, observa-se uma adesão crescente da população e resultados positivos na redução do material encaminhado ao aterro sanitário, mas reforçamos que a participação de todos é essencial para ampliarmos esses avanços”, destacou a titular da Sesp, Karol Montenegro.

O Cruz Recicla é uma iniciativa em parceria com a Coomarba – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Recôncavo da Bahia, que é responsável pela coleta seletiva e reciclagem dos resíduos coletados. Com o projeto, a população cruzalmense conta com uma nova forma de destinação do lixo doméstico exclusiva para os materiais recicláveis, além da coleta domiciliar comum com os caminhões compactadores.

O material é recolhido diretamente nas casas, seguindo a rota de coleta dos catadores, ou nos pontos de coleta instalados no Centro, em frente ao Mercado Municipal, e na entrada da UFRB. Para participar, a população pode agendar a coleta pelo WhatsApp do Cruz Recicla: (75) 99165-4061.

Secom – Prefeitura de Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =