Hamilton revela mudanças em carro e ainda sonha com 1º pódio pela Ferrari

Foto: Simon Galloway/LAT Images

A oito provas para o fim do campeonato de 2025 da F1, Lewis Hamilton ainda não perdeu as esperanças de conquistar seu primeiro pódio com a Ferrari. E embora veja vitórias como cartas fora de seu baralho, ele projeta ganhos no GP do Azerbaijão deste domingo, graças a mudanças feitas no carro da escuderia após a prova na Itália há duas semanas.

– Será um carro muito diferente do que eu já pilotei antes, então estou ansioso para ver como vai ser e o que dá pra tirar dele. Esse carro é bem diferente, tem mais aderência mecânica, é bem mais suave que outros que eu já pilotei. Espero que sim (seja positivo) – declarou o veterano.

Hamilton chegou perto do top 3 ao conquistar um quarto lugar que repetiu nos GPs da Emilia-Romagna, Áustria e Inglaterra. No entanto, ainda não conseguiu ir além, ao passo em que seu colega Charles Leclerc já faturou cinco pódios no atual campeonato: três terceiros lugares, na Arábia Saudita, Espanha, Áustria e Bélgica, e um segundo lugar em Mônaco.

– (Vencer) Uma corrida talvez seja um pouco demais considerando que sou sexto, sétimo ou oitavo ao longo do campeonato. Mas eu amaria conquistar um pódio pela equipe em algum momento; Charles já tem quatro ou cinco – adicionou o inglês.

Hamilton não foi tão específico quanto aos ajustes feitos no SF-25, carro da Ferrari na temporada. O que se sabe é que as características do Circuito de Baku exigem acertos de baixa carga aerodinâmica visando diminuir o arrasto nas retas, para ter mais velocidade nos trechos que são os maiores da pista. Ainda assim, o heptacampeão se mostrou positivo:

– Me sinto otimista chegando aqui, acho que encontramos algumas coisas (no carro), e agora precisamos nos esforçar para extrair algo disso. Espero que esse fim de semana seja o início.

Hamilton vem de um sexto lugar no GP da Itália, há duas semanas. Competindo pela primeira vez no Circuito de Monza como piloto da Ferrari, recuperou-se após largar em décimo graças a uma punição.

Leclerc, quarto colocado na Itália, reforçou o discurso do companheiro de equipe quanto às chances remotas de brigar por uma vitória em Baku. Porém, ele mostrou aberto às possibilidades para o time no fim de semana.

– Ainda tenho essa sensação de que, principalmente por causa dos muitos anos que venho aqui, não éramos os favoritos no papel mas acabávamos ficando com a pole. Só que isso não significa que poderemos vencer no domingo. A pole position coloca você na melhor posição possível, mas não significa necessariamente que teremos o ritmo para a corrida. Foi isso que nos faltou nos últimos anos, e não tenho grandes esperanças de que este ano seja muito diferente. Mas, pelo menos nos lugares onde temos um pouco mais de chance, Baku é um deles – opinou o monegasco.

O piloto do carro 16 é quinto no campeonato de pilotos, com 163 pontos contra os 117 que mantém Hamilton na sexta colocação. Apesar disso, os dois sustentam a Ferrari na vice-liderança do Mundial de construtores com 280 pontos. Se vencer no GP do Azerbaijão, a escuderia pode adiar o título da rival McLaren, líder isolada com 617 pontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 19 =