Como surgiu o meme do ‘TACO’, usado agora por brasileiros para provocar Trump

O termo “TACO” foi um dos mais usados por brasileiros nas redes sociais nesta semana.

sigla, que resume a expressão Trump Always Chickens Out (“Trump sempre amarela”, em tradução livre), ganhou força por meio de memes após os Estados Unidos imporem novas sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STFAlexandre de Moraes e a aproximação do início do tarifaço contra produtos brasileiros.

A enxurrada de piadas e montagens transformou “TACO” em um dos sete termos mais usados no X (antigo Twitter) no Brasil na última semana.

Usuários brasileiros adaptaram o apelido para ironizar a postura agressiva do ex-presidente americano, sugerindo que, mais uma vez, ele poderia acabar voltando atrás.

Outro fator que contribuiu para a expressão ganhar novo fôlego foi a aplicação de sanções individuais do governo dos EUA contra Moraes com base na Lei Magnitsky — uma das legislações mais duras de Washington para punir autoridades estrangeiras acusadas de corrupção ou violações de direitos humanos.

A medida foi publicada no site oficial do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros.

Há três consequências principais para quem é colocado na lista de sancionados pela legislação: proibição de viagem aos EUA, congelamento de bens nos EUA e proibição de qualquer pessoa ou empresa nos EUA de realizar transações econômicas com o indivíduo penalizado.

Moraes já estava impedido de entrar em território americano. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, já havia anunciado, em 18 de julho, a revogação do visto do ministro, seus familiares e “aliados” — sem detalhar quem são esses.

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou a sanção como uma “interferência externa inaceitável” no Judiciário brasileiro. O STF também se manifestou em defesa do ministro, afirmando que todas as decisões de Moraes na ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro foram confirmadas por meio de votação com os demais membros da Corte.

A origem do ‘TACO’

O termo TACO foi criado em maio de 2025 por Robert Armstrong, colunista do jornal britânico Financial Times, e rapidamente se espalhou por Wall Street (o principal centro financeiro dos Estados Unidos), ganhando força como piada entre investidores e analistas de mercado.

A expressão se refere a um suposto padrão observado desde o primeiro mandato de Donald Trump: o anúncio de medidas agressivas, especialmente na política comercial, seguido por recuos ou suavizações estratégicas.

Armstrong publicou a expressão em um artigo da série Unhedged (‘Sem cobertura’), onde apontava que o governo dos EUA demonstrava “baixa tolerância a pressões econômicas e do mercado” — e que, diante de impactos negativos, tendia a voltar atrás. Ele chamou isso de “a teoria do Taco”: Trump Always Chickens Out.

O chamado “TACO trade” virou uma estratégia entre investidores que compravam ações em queda logo após anúncios de tarifas, prevendo que o governo recuaria em breve — o que geralmente acontecia, impulsionando o mercado de volta para cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 3 =