
Edu Guedes falou pela primeira vez, nesta quarta-feira (9), após passar por uma cirurgia de seis horas, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, no sábado (5). O apresentador foi diagnosticado com um tumor no pâncreas ao realizar exames complementares. Em vídeo nas redes sociais, ele explicou como descobriu a doença e se emocionou.
“Olá a todos, aqui é o Edu. Eu queria agradecer o amor, o carinho, as orações de todos vocês. Há duas semanas, eu tive uma crise renal e fui hospitalizado. No exame, o Dr. Joaquim de Almeida detectou uma pedra que havia descido para o canal. Eu tive que fazer uma cirurgia de retirada dessa pedra. Ela tinha aproximadamente 1,6 cm. Ela não ia passar de jeito nenhum. Aí, posteriormente, os exames detectaram inúmeros cálculos nos dois rins e um tumor de 2 cm no pâncreas”, começou ele.
Ainda no relato, Edu contou detalhes das cirurgias:
“E, por incrível que pareça, aquelas pedras que pareciam ser a pior coisa do mundo, mais a investigação do Dr. Joaquim, salvaram a minha vida. A gente decidiu, então, fazer duas cirurgias para os rins estarem bons e fortes, e uma cirurgia mais delicada. Me operaram bem rápido. A cirurgia demorou aproximadamente seis horas e foi um sucesso.”
“Nela, ele retirou a cauda do pâncreas, alguns gânglios e o baço. Minha recuperação está sendo ótima, já estou no quarto. Eu mando esse vídeo não só para informar, mas para agradecer o carinho de todos e tranquilizar aqueles que, de alguma forma, gostam de mim e do meu trabalho também.”
Para finalizar, o apresentador agradeceu o apoio da esposa, a apresentadora Ana Hickmann, da família, de amigos e fãs: “Agradeço a Ana, a Maria, meus pais que estavam ao meu lado, minha família e tantos amigos e muitos brasileiros que eu não tinha ideia da dimensão, que gostam de mim.”
“Eu sempre procurei fazer tudo com muito carinho e tenho certeza de que estou recebendo toda essa força para melhorar e para me curar também. Muito obrigado a todos vocês, do fundo do meu coração. Até a próxima!”, disse ele com a voz embargada de emoção.
Em seguida, a assessoria de imprensa do apresentador enviou comunicado, informando que ele recebeu alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nesta manhã:
“Começamos o 9 de julho compartilhando as melhores notícias: o chef e apresentador Edu Guedes recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta manhã e segue se recuperando de forma extraordinária. Sua força e resiliência serão fundamentais durante a jornada de recuperação. Reiteramos nosso agradecimento por toda manifestação de apoio, carinho e solidariedade. Assessoria de Imprensa Edu Guedes.”

Na terça (8), Ana se mostrou confiante no processo e informou em seu perfil no Instagram como estava o marido no pós-operatório.
“Edu está bem e forte. Eu voltei ao trabalho, e mais tarde estarei com ele. Obrigada por todas as orações”, postou ela.
“Edu Guedes passou uma noite muito boa e segue em recuperação. Segundo os médicos, a evolução está sendo mais rápida que o esperado, mostrando a força que tem. Ele tem acompanhado todas as mensagens e agradece por toda manifestação de carinho que tem recebido.”
Na segunda (7), Ana também havia se pronunciado. Ela falou sobre fé na cura e agradeceu os seguidores:
“Algumas notícias chegam como uma tempestade, nos pegam desprevenidos e nos fazem mudar a rota de repente. Mas maior do que o medo, são a fé e a certeza na cura. O Edu e eu agradecemos o apoio de cada um que enviou mensagens de carinho e orou por ele.”
Câncer no pâncreas
No sábado (5), a equipe de Edu informou em comunicado que ele passou por uma pancreatectomia robótica. Segundo o médico responsável pela cirurgia, Marcelo Bruno, “o procedimento, apesar de complexo, transcorreu bem”.
A assessoria também informou que o apresentador segue em recuperação e que “os próximos dias serão bastante delicados”. A equipe de Edu compartilhou uma mensagem enviada por ele na ocasião:
“Esse não é o fim, mas sim um recomeço.”
Casamento
Em maio, Ana e Edu Guedes se casaram no civil. Amigos de longa data, os apresentadores assumiram o namoro em março de 2024 e ficaram noivos três meses depois, durante viagem a Portugal.
O romance teve início quatro meses após a apresentadora se separar de Alexandre Correa, depois de ter sido agredida fisicamente por ele. Os dois foram casados por 26 anos e tiveram Alexandre Júnior, de 11 anos. Já o chef foi casado com a apresentadora Eliana, por quase três anos, e, entre 2008 e 2012 com a empresária Daniela Zurita, com quem teve Maria Eduarda, de 16 anos.