
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (9) que Israel pode liderar um ataque militar contra o Irã caso um acordo sobre o programa nuclear iraniano não seja fechado.
As declarações foram feitas às vésperas de uma reunião entre autoridades americanas e iranianas, programada para este fim de semana em Omã.
“Se for necessário o uso militar, nós usaremos força militar”, disse Trump. “Israel obviamente estará muito envolvido nisso. Eles serão os líderes disso. Mas ninguém nos lidera, fazemos o que queremos fazer.”
Os Estados Unidos afirmam que o Irã está muito próximo de conseguir uma arma nuclear. Por outro lado, o governo iraniano nega interesse em desenvolver esse tipo de armamento.
Desde que assumiu a presidência, Trump adotou uma política de pressão máxima contra o Irã, estabelecendo sanções contra o país. Ele já sugeriu várias vezes que poderia comandar um ataque militar caso o governo iraniano se recuse a cooperar.
Enquanto isso, Teerã vem afirmando que irá responder qualquer tipo de ação adotada pelos Estados Unidos.
Trump disse nesta quarta-feira que não há um cronograma definitivo para a conclusão das negociações entre os dois países.
“Quando você começa negociações, sabe se estão indo bem ou não”, afirmou Trump. “E eu diria que a conclusão é que acho que elas não estão indo bem. Isso é apenas um sentimento.”
Potências mundiais firmaram em 2015 um acordo nuclear abrangente de longo prazo que limitava o enriquecimento de urânio por Teerã, em troca do levantamento de sanções econômicas. Trump retirou unilateralmente os EUA do tratado em 2018, chamando-o de “o pior acordo de todos os tempos”.