
Candidatos ao concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) farão neste domingo (6) as provas objetivas e a prova discursiva. Os exames serão aplicados nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, com organização do Cebraspe.
O processo seletivo oferece 460 vagas de nível superior, sendo 330 para analista ambiental e 130 para analista administrativo. A jornada é de 40 horas semanais, com remuneração inicial de R$ 9.994,60, além de gratificações por titulação.
A abertura dos portões está marcada para 12h e o fechamento às 13h, no horário oficial de Brasília. As provas terão início às 13h30, com duração de 4h30. O local de prova pode ser consultado no site do Cebraspe, mediante CPF.
A prova objetiva é composta por 120 questões de certo ou errado, sendo que erros anulam acertos, conforme o modelo do Cebraspe. Já a prova discursiva, de até 30 linhas, vale 20 pontos e abordará tema relacionado aos conhecimentos do cargo.
O candidato deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de inscrição e caneta preta de material transparente. O uso de aparelhos eletrônicos, acessórios como bonés e óculos escuros, e recipientes não transparentes está proibido.
Segundo o edital, a aprovação no concurso não garante ao candidato o direito de escolher o local de lotação, que será definido pelo Ibama dentro da unidade federativa correspondente à vaga disputada.