
O procurador-geral da Rússia proibiu nesta quinta-feira (3) as atividades da Elton John AIDS Foundation, fundação do cantor de combate ao Aids e o HIV, acusando-a de tomar uma posição negativa em relação a países como a Rússia que protegem “valores espirituais e morais tradicionais”.
O gabinete do procurador falou que a proibição se aplica especificamente a duas organizações não governamentais, uma registrada nos Estados Unidos e a outra no Reino Unido, ambas chamadas de “Elton John AIDS Foundation”.
As duas são oficialmente designadas como “organizações indesejáveis”, comentou.
A fundação foi criada pelo cantor e compositor britânico que, no passado, fez shows lotados na Rússia e se manifestou contra o que ele disse ser uma discriminação inaceitável contra gays pelas autoridades russas.
O presidente da Rússia Vladimir Putin rejeitou tais afirmações
O líder russo classificou o país como um defensor de “valores tradicionais” presos em uma luta existencial com um Ocidente decadente.
A Elton John AIDS Foundation não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
“Quando um músico toca junto com os promotores da democracia, você tem propaganda. E se Elton John está no piano, não é apenas propaganda antirrussa”, anunciou a promotoria em uma declaração no canal oficial do Telegram.
“As ONGs (organizações não governamentais) participam ativamente de uma campanha de informação orquestrada pelo ‘Ocidente coletivo’ para desacreditar valores tradicionais e aumentar as tensões sociais”, acrescentou.
Em uma declaração separada no site, a promotoria reclamou da promoção da fundação de “relacionamentos sexuais não tradicionais, modelos familiares ocidentais e redesignação de gênero”.
Sem citar exemplos, a declaração também acusou a fundação de participar do que chamou de campanha ocidental para “denegrir a Rússia” pela guerra na Ucrânia, algo que a promotoria chamou de “operação militar especial”.
Putin encorajou as mulheres a terem pelo menos três filhos para combater a queda na taxa de natalidade, e uma lei de 2022 ampliou a proibição de “propaganda LGBT” para proibir efetivamente quaisquer expressões públicas relacionadas à homossexualidade.
Em novembro, a câmara baixa do parlamento da Rússia votou por unanimidade para proibir o que as autoridades classificaram como propaganda prejudicial para um estilo de vida sem crianças.
Em uma declaração de missão no site, a Elton John AIDS Foundation informou que arrecadou mais de US$ 600 milhões para apoiar mais de 3.100 projetos em 95 países globalmente para aumentar o acesso à assistência médica, combater o estigma LGBTQ+ e acabar com a Aids.