
Os corpos de 10 das 11 pessoas que morreram após uma batida entre uma van e uma carreta com 11 vítimas na noite de domingo (30), na BR-242, em trecho de Boa Vista do Tupim, na região da Chapada Diamantina, começaram a ser velados sob forte comoção, no município de Ruy Barbosa, distante cerca de 40 km do município.
O velório coletivo, que acontece no Ginásio de Esportes de Ruy Barbosa, estava programado para acontecer às 9h desta terça-feira (1°). No entanto, por causa das condições de alguns corpos, a despedida foi antecipada para a noite de segunda-feira (31).
A previsão é de que as primeiras vítimas comecem a ser enterradas por volta das 8h. Os sepultamentos serão realizados no Cemitério Municipal Bosque da Paz. A Prefeitura Municipal decretou três dias de luto oficial.
De acordo com informações do secretário de Administração de Ruy Barbosa, Renan Freitas, o acidente aconteceu por volta das 18h, próximo ao distrito do Zuca. Ainda não se sabe o que motivou a colisão, que foi frontal. As causas serão investigadas pela polícia.
O grupo que estava na van retornava do sítio de um parente em Itaberaba, também na Chapada Diamantina, onde tinham passado o dia. Dez pessoas morreram no local do acidente. Uma menina de 10 anos foi socorrida em estado grave e levada para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.
O motorista da carreta, que estava sozinho no veículo, teve ferimentos leves, assim como o condutor da van. Eles receberam atendimento médico e foram liberados. Dois passageiros seguem internados em unidades de saúde de Itaberaba e Ruy Barbosa. Não há detalhes sobre os estados de saúde dos feridos, que não tiveram nomes divulgados.
Segundo a prefeitura de Ruy Barbosa, nove das pessoas que perderam a vida eram da mesma família, entre elas três crianças. Veja abaixo os nomes das pessoas que morreram:
- Flávio Silva Boaventura, de 45 anos;
- Franciele Boaventura, de 28 anos;
- Enoy Silva Boaventura, de 32 anos;
- Ana Lúcia Rocha de Oliveira, de 44 anos;
- Samuel Oliveira Dias, de 10 anos;
- Israel Oliveira Dias, de 8 anos;
- Heloisa Boaventura Dias, de 12 anos;
- Luciene Boaventura de Oliveira; de 43 anos;
- Sophia Boaventura Dias, de 10 anos;
- Romário de Jesus Mateus, de 31 anos;
- Vitor Nunes Alcântara, de 18 anos.
Repercussão
Na manhã de segunda-feira (31), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lamentou o ocorrido nas redes sociais.
“Recebi com profunda tristeza a notícia do trágico acidente na BR-242, na Chapada Diamantina. Moradores de Ruy Barbosa perderam suas vidas de forma abrupta, deixando um rastro de dor que atinge toda a cidade”, disse o governador.
“Estou em oração pelas famílias e amigos das vítimas. Determinei que o Governo do Estado preste todo o apoio necessário neste momento tão difícil. Que a solidariedade e o cuidado sigam guiando nossos passos”, completou.
Quem também se manifestou nas redes sociais foi o senador Otto Alencar (PSD), que nasceu em Ruy Barbosa.
“Recebi com grande tristeza, na noite deste domingo (30), a notícia de um trágico acidente que resultou na perda de pessoas queridas de Ruy Barbosa, pelas quais sempre tive muito respeito e admiração”, lamentou o senador.
“Neste momento de dor, manifesto meu profundo sentimento de solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a todos. Compartilho meu sentimento de pesar com seus entes queridos e com todos aqueles que, junto comigo, passam por esse momento doloroso em minha cidade”.