A forte chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde desta sexta-feira (20) deixou ao menos 662 mil clientes sem energia em toda a área de concessão da distribuidora Enel na Grande São Paulo, segundo balanço divulgado pela empresa às 18h.
De acordo com a concessionária, isso equivale a 7,99% do total de clientes na Grande São Paulo. Somente na capital paulista, 461 mil clientes ficaram sem luz –o equivalente a 8,28%. Proporcionalmente, as cidades mais afetadas são Pirapora do Bom Jesus (35,56%), Mauá (25,15%), Ribeirão Pires (19,73%) e Osasco (13,92%).
Em uma hora e meia, o número de clientes sem luz mais quase triplicou. Às 17h, a concessionária informou que 260,6 mil clientes estavam sem energia nos 24 municípios atendidos pela Enel na Grande São Paulo.
No início da tarde, a Enel informou que 197 mil clientes estavam sem luz na Grande São Paulo. “A distribuidora acionou antecipadamente o plano de operação, com mobilização adicional das equipes em campo que seguem trabalhando para restabelecer a energia o mais brevemente possível para os clientes que tiveram o serviço afetado.”
Chuva forte em São Paulo
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para a chuva às 16h27 desta sexta-feira. Às 17h20, foi decretado estado de alerta nas áreas correspondentes às subprefeituras da Penha e Itaquera e, às 17h50, em Itaim Paulista e São Miguel Paulista
No início da tarde, a cidade ficou em atenção entre 12h54 e 14h14.
De acordo com a Defesa Civil do estado, os municípios mais afetados pela tempestade foram Pirapora do Bom Jesus, Osasco e Mauá.