Edital Ouro Negro abre inscrições para 2025 com investimento de R$ 15 milhões e mais propostas para Salvador

Foto: Bianca Andrade 

Com investimento de R$ 15 milhões do Governo da Bahia, as inscrições para concorrer a uma vaga no Edital Ouro Negro 2025 têm início nesta quarta-feira (2), por meio do formulário disponível no site e vai até o dia 31 de outubro.

Em lançamento realizado na sede da Secretaria de Cultura (Secult), nos Barris, o secretário Bruno Monteiro falou sobre o investimento no desfile de blocos afro, de afoxé, de samba, de reggae e blocos de índio em festas populares da Bahia. 

“As entidades culturais de matrizes africana mantêm viva e potente a nossa ancestralidade e realizam um trabalho sócio-cultural importantíssimo em suas comunidades de origem. O Edital Ouro Negro é um dos investimentos que o Governo da Bahia realiza junto a essas instituições fundamentais para a Cultura da Bahia e do Brasil”, garante o secretário.

Criado em 2008, o edital tem como objetivo fortalecer e reconhecer a importância das entidades culturais de matrizes africana, e é promovido pelo Governo da Bahia, através da Secult e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

Entre as novidades para a edição de 2025, está o acréscimo na faixa de apoio para Salvador no valor de R$ 700 mil contemplando duas propostas, além da ampliação do acesso das categorias na Micareta de Feira de Santana e na Lavagem do Bonfim para mais duas faixas no valor de R$ 60 mil e R$ 100 mil. 

As entidades culturais, com ou sem fins lucrativos, podem inscrever propostas para desfilar no Carnaval de Salvador, Carnaval do Interior, Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Lavagem de Santo Amaro e Micareta de Feira de Santana.

O Carnaval terá a maior quantidade de propostas selecionadas. Serão até oito projetos contemplados no valor de R$ 30 mil para a folia no interior, totalizando R$ 240 mil, enquanto a capital terá um montante total de R$ 13,5 milhões, divididos em até 3 propostas de R$ 1 milhão, 2 de R$ 700 mil, 3 de R$ 500 mil, até 4 de R$ 400 mil, 10 de R$ 200 mil, até 08 de R$ 150 mil, R$ 100 mil para até 10 propostas; até 25 propostas de R$ 60 mil e; até 10 (dez) propostas no valor de R$ 30 mil.

Já a Lavagem de Itapuã e a Lavagem de Santo Amaro serão contempladas até 3 propostas no valor de R$ 30 mil, totalizando R$ 90 mil para cada festa. 

Na Lavagem do Bonfim, serão contempladas 1 proposta de R$ 100 mil, até 2 propostas de R$ 60 mil e até 8 propostas no valor de R$ 30 mil, no total de R$ 460 mil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezessete =