Com 51,8% de imagem positiva, Lula lidera ranking de presidentes sul-americanos

Presidente Lula / Crédito: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou 51,8% de imagem positiva e 45,7% de avaliação negativa em setembro, segundo a mais recente rodada de pesquisas da CB Consultoria e Opinião Pública da Argentina. Apesar de uma leve queda em relação ao mês anterior, Lula ficou em primeiro no ranking de presidentes da América do Sul, divulgado mensalmente pela consultoria.  Na prática, sua posição no topo da lista reflete mais a maré de baixa popularidade na região do que crescimento próprio.

A pesquisa ouviu 1.460 brasileiros maiores de 18 anos, realizada pela internet entre os dias 17 e 21 de setembro, com uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais.

Os números de Lula, embora o coloquem no topo da lista, representam uma queda de 1 ponto percentual em comparação com o levantamento de agosto, quando ele estava na 2ª posição entre os 10 presidentes sul-americanos avaliados na pesquisa. Ou seja, na prática, a maioria dos presidentes da região também perdeu popularidade entre agosto e setembro, mas a queda de Lula foi menos acentuada em comparação com os outros líderes.

Nos últimos 30 dias, o presidente paraguaio Santiago Peña teve o maior aumento de aprovação, subindo 2,9 pontos percentuais. Já o presidente argentino Javier Milei viu sua popularidade cair 4,2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Os presidentes com as piores avaliações nesta rodada de setembro são Dina Boluarte (Peru), com 27,8% de aprovação, Nicolás Maduro (Venezuela), com 28,9%, e Gabriel Boric (Chile), com 34,2%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 1 =