Preta Gil concedeu uma entrevista exclusiva ao Fantástico, que vai ao ar neste domingo (8), sobre a nova fase do tratamento contra o câncer, e as redes sociais do programa liberaram um trecho do papo da cantora com Maju Coutinho, que será exibido logo após o Domingão com Huck.
“Em seis meses, quatro tumores cresceram. Não é fácil, mas a gente não tem outra opção a não ser encarar. Tudo nessa doença é um grande tabu. Eu amputei o reto e não posso ter vergonha, porque é a minha realidade.”
Inclusive, por meio de um vídeo no Instagram, também publicado neste domingo (8) poucas horas antes de a entrevista ir ao ar, a cantora elucidou a cronologia do tratamento e contou que o procedimento em questão foi realizado em 2023.
“No ano passado, em agosto do ano passado, exatamente um ano atrás, eu tirei meu câncer e amputei meu reto. Nesse um ano, venho fazendo reabilitação com tratamento de fisioterapeutas pélvicos, cirurgiões, médicos oncologistas, enfermeiros. E venho me reabilitando”, explicou ela, que detalhou mais.
“As pessoas acham que eu fiz essa cirurgia agora. Não. Esta cirurgia eu fiz há um ano atrás. Agora, estou em um novo tratamento, com novos focos, em tumores que também serão sanados, também serão curados com toda minha fé.”
Preta também comentou sobre o que seu pai, Gilberto Gil, falou na pior fase da doença: “Você dizer a um filho: ‘Se você não estiver aguentando vá’, isso é uma prova de amor. Hoje, tenho mais sede de viver.”
Depois da descoberta de um tumor no intestino em janeiro de 2023, a cantora foi diagnosticada com outros quatro tumores em lugares diferentes e precisou retomar a batalha contra o câncer.
Neste domingo (8), a artista recebeu alta hospitalar, após concluir um novo ciclo de quimioterapia. Preta, que voltou ao hospital na última quinta (5), comunicou sua ida para a casa onde está hospedada, em São Paulo.
“Dias difíceis, mas tranquilos. Vou para casa”, disse Preta, que no vídeo aproveitou para agradecer os cuidados da enfermeira Viviane França.
Batalha contra o câncer
Preta Gil foi diagnosticada com um tumor no intestino em janeiro de 2023, passou por tratamento e, após quase um ano, fez uma publicação emocionante nas redes sociais celebrando o fim dele.
A cantora celebrou a notícia retomando sua agenda de shows, incluindo o famoso Bloco da Preta e, em 2024, recebeu centenas de convidados para comemorar seu aniversário de 50 anos no Rio de Janeiro. Com a celebração veio também o lançamento da biografia “Os Primeiro 50”, no começo de agosto, na qual ela fala sobre o tratamento, além da vida amorosa e profissional.
Em junho, Preta havia sido internada por pouco tempo após um quadro de infecção urinária e precisou cancelar sua agenda de eventos. “Já estou em casa de repouso para em breve voltar com a minha rotina”, tranquilizou os fãs na redes sociais na época.
No dia 22 de agosto, a cantora anunciou que precisou voltar a fazer o tratamento oncológico. Procurada pelo gshow, a assessoria informou que Preta “teve uma recidiva em dois linfonodos na pelve”. Ao fazer alguns exames de rotina, foi descoberto que o câncer havia voltado em quatro lugares de seu corpo e constatada a necessidade de retomar o tratamento.
“Me internei no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para exames de rotina e foi constatado a necessidade de retomada do meu tratamento oncológico. Estou bem e sendo acompanhada pelas equipes do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Cunha Capareli e Dr. Frederico José Ribeiro Teixeira Junior. Conto com a boa energia, orações e vibrações de todos para seguir confiante. Já, já estou de volta. Um beijo, Preta Gil”, explicou ela.