Primavera meteorológica: entenda a fase que começa neste domingo

Foto: Maria Júlia Araújo

Apesar de, neste ano, a primavera começar oficialmente no dia 22 de setembro, às 9h44, horário de Brasília, a chamada primavera meteorológica tem início já neste domingo (1).

As estações meteorológicas marcam os períodos do ano em que a transição de uma estação para a outra já começa a ser sentida, mesmo sem a mudança ter acontecido de acordo com o calendário.

Para entende melhor, é preciso lembrar de dois conceitos diferentes – as estações astronômicas e meteorológicas:

  • As estações astronômicas são aquelas que aprendemos na escola, definidas pela posição da Terra em relação ao Sol. 🌎☀️
  • Já as meteorológicas ou climáticas são aquelas estações que sentimos na prática, definidas pelo ciclo anual de temperatura. 🌡️☁️

Para definir os dias e horários de início das estações, os astrônomos se baseiam nos solstícios (momentos em que a luz do Sol incide de forma mais intensa sobre um dos hemisférios) e equinócios (quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios).

🌎Os astrônomos explicam que a pequena variação de dias de início das estações está relacionada a dois fatores:

  • Ano trópico, isto é, quanto tempo a Terra leva para partir de algum dos pontos que definem as estações e retornar ao mesmo ponto;
  • E o fuso horário.

Já no caso das estações meteorológicas, o início tende a ser muito menos preciso. Os meteorologistas dividem as estações de acordo com os ritmos climáticos e também a partir do calendário.

➡️Assim, as estações meteorológicas são divididas dessa forma:

  • 🏖️ O verão meteorológico abrange dezembro a fevereiro.
  • 🍂 O outono meteorológico vai de março a maio.
  • ❄️ O inverno meteorológico ocorre de junho a agosto.
  • 🌻 E a primavera meteorológica se estende de setembro a novembro.

Para meteorologistas e climatologistas, essa divisão é importante para a análise de dados de meses inteiros e futura comparação com padrões históricos.

Previsão para setembro

Após um fim de agosto marcado pelo retorno do calor, a previsão indica que o mês de setembro deve ter chuvas abaixo da média em boa parte do país e temperaturas elevadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + dezenove =