Uma nova grande pesquisa nacional dos Estados Unido da CBS News, conduzida pelo YouGov, mostrou a vice-presidente Kamala Harris com uma estreita vantagem sobre o ex-presidente Donald Trump, com 51% dos prováveis eleitores em todo o país Harris e 48%, Trump.
Uma parcela considerável do eleitorado (64%) ainda não tem certeza sobre o que Kamala representa. Comparativamente, 86% dizem saber o que Trump representa.
Apenas 19% dos eleitores consideram que as opiniões e posições políticas de Harris são completamente iguais às do presidente Joe Biden, enquanto 64% sentem que são praticamente as mesmas, mas não completamente. Outros 16% consideram que as suas políticas e opiniões são majoritariamente ou totalmente diferentes das de Biden.
Quase seis em cada dez dizem que as decisões de Harris como vice-presidente tiveram pelo menos algum impacto na economia atual dos EUA (57%) e na situação atual na fronteira com o México (59%).
O que importa para os eleitores?
- A economia. 83% dos prováveis eleitores dizem que é um fator importante no seu voto.
Outras questões também devem afetar as próximas eleições
- A inflação foi importante para 76% dos entrevistados.
- O estado da democracia é um problema para 74% dos prováveis eleitores.
- O crime era importante para 62% dos respondentes.
- Política de armas, para 58%.
- A fronteira EUA-México, para 56%.
- E o aborto, para 51%.
Veja como os eleitores enxergam essas questões
- Aqueles que veem a economia como um fator importante se dividem em 56% para Trump e 43% para Harris na preferência de voto.
- Aqueles que consideram a inflação um fator importante inclinam-se ainda mais para Trump, com 61% apoiando o ex-presidente, contra 38% apoiando Kamala.
- Eleitores focados na fronteira: 76% apoiam Trump, para 24% que apoiam Harris.
- Os eleitores que consideram o estado de democracia um fator importante são mais a favor de Kamala Harris, com 57% apoiando a vice-presidente contra 42% apoiando Trump.
- Eleitores focados no aborto: 69% apoiam Harris e 30% apoiam Trump
A pesquisa CBS/YouGov foi realizada online de 14 a 16 de agosto entre uma amostra nacional aleatória de 3.258 eleitores registrados em todo o país. Os resultados da amostra completa têm uma margem de erro amostral de mais ou menos 2,1 pontos percentuais.
A leva em consideração os resultados das quatro pesquisas nacionais mais recentes – incluindo esta pesquisa da CBS – mostrou Harris com 50% de apoio contra 48% de Trump.