Um avião turboélice ATR-72 operado pela companhia aérea regional Voepass caiu na sexta-feira (9) em uma área residencial em Vinhedo, interior de São Paulo, matando todos os 62 passageiros a bordo.
Investigadores recuperaram a caixa-preta do avião, que contém gravações de voz e dados de voo, e um relatório preliminar deve ser apresentado em 30 dias, informou o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) neste domingo (11).
Como aconteceu o acidente?
O avião estava a caminho de São Paulo vindo de Cascavel, no Estado do Paraná, e caiu por volta das 13h30 (horário de Brasília) em Vinhedo, a cerca de 80 km de São Paulo.
A aeronave estava voando normalmente até às 13h21, quando parou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo, e o contato com o radar foi perdido às 13h22, informou a Força Aérea Brasileira (FAB) em um comunicado. O avião não relatou nenhuma emergência.
Vídeos do acidente mostram que o céu estava aparentemente limpo quando o avião começou a girar em um movimento circular incomum.
O que os especialistas irão investigar?
Anthony Brickhouse, especialista em segurança aérea dos Estados Unidos, disse que os investigadores irão analisar aspectos como o clima e verificar até que ponto os motores e controles estavam funcionando corretamente, para ajudar a identificar o que causou a perda de controle.
As condições meteorológicas podem ter causado o acidente?
Vídeos do acidente analisados por especialistas em aviação levaram alguns a especular que havia gelo acumulado no avião. Na sexta-feira, a Voepass disse que o gelo era previsto nas altitudes em que o avião estava voando, mas que deveria estar dentro de um nível aceitável.
O engenheiro aeronáutico brasileiro e investigador de acidentes Celso Faria de Souza disse que, a julgar pelo vídeo, tem quase certeza de que o gelo causou o acidente.
Os aviões ATR-72 já tiveram problemas com formação de gelo, com um acidente em 1994 no Estado norte-americano de Indiana matando 68 pessoas após o avião não conseguir se inclinar devido ao acúmulo de gelo. Após esse incidente, a fabricante ATR aprimorou seu sistema de degelo.
Em 2016, na Noruega, um ATR-72 enfrentou problemas devido ao acúmulo de gelo no avião, mas o piloto conseguiu retomar o controle.
O motor pode ter falhado?
John Hansman, professor do departamento de aeronáutica e astronáutica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, revisou alguns dos vídeos do acidente compartilhados nas redes sociais e, sem ter analisado os dados do voo, disse que o acidente não parece ter sido causado pelo clima.
Pode ter sido uma falha de motor em um dos lados, mal administrada pela tripulação, o que levaria à rotação para baixo, disse Hansman.
É possível que tenham ocorrido vários pontos de falha?
Segundo especialistas, acidentes aéreos podem ser causados por vários fatores. Entre eles podem estar o gelo, falha do motor ou erro humano. Em muitos casos, há mais de uma causa, disse Robert A. Clifford, advogado que representou algumas das famílias das vítimas do acidente de 1994.