O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para a Casa Civil fazer um pente-fino sobre o desempenho dos ministérios e os desafios do governo em 2024.
Na primeira reunião ministerial do ano, marcada para semana que vem, o petista cobrará que ministros apresentem resultados de projetos, programas e obras anunciados anteriormente.
“Ele quer saber o que de fato tem sido entregue. Se aquilo anunciado aconteceu ou não. Se está chegando nas pessoas”, explicou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Segundo auxiliares do presidente, em uma reunião recente sobre o PAC, Lula teria citado nominalmente os ministros da Saúde, Nísia Trindade e da Educação, Camilo Santana, por entregas que ainda não haviam sido feitas.
Na última reunião ministerial, o presidente cobrou de ministros que divulguem melhor os programas de suas respectivas pastas.
Fontes próximas ao presidente relatam que Lula tem reclamado da demora para que a população reaja aos programas já anunciados — a exemplo do PAC e Minha Casa, Minha Vida.
A reunião será na segunda-feira (18) e foi sugerida após pesquisas indicarem aumento na desaprovação do governo.
Para se ter dimensão da importância que está sendo dada ao encontro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) — que embarcaria para Alemanha semana que vem — decidiu cancelar a viagem.