A chuva intensa que atinge Salvador nesta quinta-feira (22) tem provocado transtornos. Até o início da tarde, há registros de alagamentos em ao menos quatro bairros e de desabamento do teto de um posto de combustíveis.
Segundo a Defesa Civil da capital baiana, os bairros que registraram maiores volumes de chuva nas últimas seis horas foram: Boca do Rio (39,6mm), Pituba (30,8mm), Nova Brasília (30,4mm), Saramandaia (30,4mm) e Itapuã (30mm).
O teto de um posto de combustível, na Avenida Otávio Mangabeira, na Boca do Rio, desabou por causa da forte chuva por volta das 12h. O loca estava desativado há cerca de 30 dias.
Há registro de ruas alagadas nos bairros de Itapuã, São Cristóvão e Rio Vermelho.
Na região do Caminho das Árvores, um motorista identificado como Kimmy teve prejuízos com o carro que estava estacionado.
“Estava voltando para casa, quando formou um ‘rio’. Chamei agora o guincho, não sei estimar o prejuízo, mas parece que entrou água no motor”, disse.
O posto, que também abriga uma delicatessen, estava em funcionamento no momento do desabamento. Ninguém ficou ferido
Estragos na capital
Uma árvore caiu durante as chuvas de terça-feira (20) e bloqueou a entrada de carros da Estação da Lapa, uma das mais movimentadas de Salvador. Em outra estação de metrô da capital baiana, elevadores e escadas rolantes pararam de funcionar após o local ficar alagado.
Na segunda-feira (19), a Codesal emitiu um alerta de chuvas moderadas a fortes em Salvador, com risco para alagamento e deslizamento de terra. Em caso de emergência o órgão deve ser acionado pelo telefone gratuito 199.
Segundo o órgão, as fortes chuvas, que atingem a capital baiana nesta semana, são causadas por um sistema de baixa pressão, conhecido como cavado, associado a um canal de umidade. Esses fenômenos contribuem para o aumento significativo da nebulosidade e a ocorrência de chuvas.