Existe dengue nos olhos? Entenda o que é e quais danos a doença pode causar à visão

É possível ter sequela de dengue? A doença, causada pela mosquito Aedes Aegypti, pode provocar danos oftalmológicos, ainda que a incidência deste tipo de registro seja rara e mais relacionada aos casos graves ou grupos de risco.

Campinas (SP) está em alerta para a infecção e pode registrar, em 2024, um número expressivo de contaminados, segundo a Prefeitura, por conta da reintrodução dos sorotipos 3 e 4 da doençaVeja abaixo a situação da dengue na metrópole e entenda do que se trata a sequela.

👉 A “dengue nos olhos” é uma complicação provocada pela doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que pode causar hemorragia intraocular (externa, com sangue nos olhos), hemorragia subconjuntival (interna, sem alteração da aparência) ou até levar à perda de visão.

De acordo com o presidente do Instituto Penido Burnier, referência em atendimento oftalmológico em Campinas, a condição acontece porque, para combater o vírus, o sistema imunológico forma anticorpos que alteram a corrente do sangue.

Um dos efeitos mais conhecidos da dengue é a queda de plaquetas. É justamente ela que pode a causar a hemorragia intraocular. A formação de anticorpos na parede das artérias e vasos também aumentam o risco de derrame ou perda da visão.

 Foto: Reprodução

👉 Os grupos de risco para essa condição, segundo o especialista, são pessoas hipertensas ou quem tem diabetes, problemas cardíacos e colesterol alto.

“Hoje temos um grupo muito grande de pacientes cardíacos que são medicados com anti-coagulantes, que são mais suscetíveis a esse tipo de hemorragia”, disse o presidente do Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto.

Quantas pessoas tiveram? 🔻

Os prontuários do Penido Burnier indicam que pelo menos 32 pessoas foram atendidas em 2023 com dengue nos olhos. Do total, seis tiveram hemorragia intraocular e 26 subconjutival.

👉 O tratamento no primeiro caso foi feito com aplicação de laser, enquanto no segundo a orientação foi a aplicação de compressas frias. Não houve danos à visão.

Prevenção 🔻

De acordo com a Mônica Alves, porta-voz do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a forma de evitar ocorrências mais graves em relação à visão quando alguém pega dengue, é procurar um oftalmologista imediatamente para receber a orientação, já que o tratamento precoce evita sequelas mais graves.

“Quanto mais pessoas tiverem dengue, é claro que mais vezes a gente vai ver ter a ocorrência desses fenômenos, dessas manifestações”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =