Motoristas passaram a madrugada desta quinta-feira (28) na fila para embarque no sistema ferry-boat. Alguns condutores relataram que chegaram ao terminal de São Joaquim, em Salvador, antes das 4h desta quinta-feira (28), e ainda não tinham viajado até a Ilha de Itaparica, três horas depois.
“Acho que vou chegar na ilha umas 12h, porque está bem complicado. Sempre uso o sistema ferry-boat e em época de festa o movimento aumenta muito, a demanda é grande, e eles não conseguem suprir. É muito complicado”, disse uma motorista, que contou ter chegado ao local pouco antes das 4h.
Por volta das 6h30, a fila de veículos tinha mais de 2 quilômetros de extensão e passava da Feira de São Joaquim. Apesar disso, o trânsito não foi afetado na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, onde fica o equipamento.
De acordo com a Internacional Travessias, que administra o serviço, as saídas dos ferries são feitas de hora em hora, e cinco embarcações estão à disposição dos passageiros. Cerca de 300 mil pessoas deverão passar pelo local nos próximos dias e o fluxo mais intenso é esperado entre a tarde de sexta-feira (29) e a manhã de sábado (30).
No Terminal Náutico de Salvador, o movimento estava tranquilo por volta das 6h30. Ao todo, oito lanchinhas realizam a travessia para Vera Cruz, também na Ilha de Itaparica, com saídas a cada 30 minutos
O movimento também estava tranquilo na estação rodoviária da capital baiana no início desta quinta-feira. Foram colocados 200 horários extras e são esperadas mais de 70 mil pessoas até domingo (31)
Entre os destinos mais procurados pelos passageiros que utilizam os ônibus intermunicipais estão:
- Santo Amaro
- Madre de Deus
- Porto Seguro
- Ilhéus
- cidades da região da Chapada Diamantina