Policlínica Regional é entregue em Ilhéus; unidade deve atender dez municípios do Sul

Fotos: Joá Souza/GOVBA

O governo baiano entregou nesta segunda-feira (11) em Ilhéus, no Litoral Sul, a 26ª Policlínica Regional de Saúde. A unidade – com custo de R$ 37,8 milhões em obras e equipamentos – vai oferecer serviços, que incluem consultas especializadas, pequenos procedimentos cirúrgicos e exames de média e alta complexidade.

Além de Ilhéus, a policlínica atenderá moradores de Canavieiras, Coaraci, Gongogi, Itacaré, Maraú, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca, através do Consórcio Interfederativo de Saúde das Terras do Cacau. Participaram da inauguração o governador Jerônimo Rodrigues, a secretária estadual da Saúde (Sesab), Roberta Santana, entre outras autoridades.  Seis micro-ônibus e seis vans vão fazer o transporte dos pacientes da Policlínica.

“Esta policlínica é para que nenhum baiano ou baiana dessa região precise padecer, em um momento posterior, por não ter feito um exame importante, e quando for fazer, já seja tarde demais. Faremos uma campanha com as prefeituras e com os veículos de comunicação, para que esta policlínica não fique, dia nenhum, sem o atendimento necessário, fazendo uma antecipação de tratamentos e salvando vidas. Essa é a nossa obrigação”, disse o governador.

O gestor disse ainda que cadastrou mais sete policlínicas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para completar a cobertura no estado. Além do repasse do governo federal, o custeio da unidade de Ilhéus segue o modo de gestão das demais: 50% do custeio da operação pelo estado, e os outros 50% financiados pelos municípios consorciados. Jerônimo Rodrigues ainda entregou duas ambulâncias, uma para o Hospital Regional Costa do Cacau, e a outra para a prefeitura.

“A nossa expectativa para a nova unidade é que 370 mil pessoas sejam atendidas [nos dez municípios consorciados]. O que a gente traz aqui são consultas especializadas, aparelho de tomografia de ponta, como o primeiro equipamento de raio-X digital que a gente entrega no interior do estado, nas nossas policlínicas. A gente está trazendo inovação”, afirmou Roberta Santana.

Fotos: Joá Souza/GOVBA

Na policlínica, a unidade vai oferecer consultas especializadas em angiologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia. A unidade também conta com atendimento em especialidades não médicas: farmácia clínica, enfermagem, psicólogo e nutricionista e exames de mapa, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, mamografia, ultrassonografia doppler, raio-X, ressonância magnética e tomografia. Ao todo, a unidade conta com 104 profissionais.

Segundo o governo, as policlínicas contemplam 408 municípios, mais de 13,9 milhões de habitantes, o que representa 97% da população baiana. Desde novembro de 2017, quando a primeira policlínica foi inaugurada, já foram realizados 5,3 milhões de exames e consultas e mais de 3,2 milhões de exames e procedimentos.

As outras 25 policlínicas já em funcionamento ficam em Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, São Francisco do Conde, além de Salvador. Na capital, as duas policlínicas funcionam nos bairros de Narandiba e Escada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezesseis =