Antônio César Rincon Filho, conhecido nas redes sociais como César Rincon, de 23 anos, é o influenciador que promoveu a “caça ao tesouro” que acabou com praças depredadas e escalada em igreja histórica de Paracatu, no Noroeste de Minas.
“Realizador de sonhos”
Nascido em Cristalina (GO), César Rincón acumula quase 2 milhões de seguidores no Instagram. Autointitulado um “realizador de sonhos”, o jovem ficou conhecido nas redes sociais por dar dinheiro e carros de luxo a seguidores, além de ostentar vida de luxo.
Em Paracatu, ele entregou três veículos a moradores e, em seguida, divulgou nas redes sociais que escondeu “chaves premiadas” espalhadas pela cidade com cada uma garantindo um prêmio de R$ 5 mil a quem a encontrasse.
Uma multidão foi às ruas e causou danos generalizados nas praças do Santana, Mário Praça e Governador Magalhães. A igreja de Sant’Anna, depredada pelos “caçadores” das chaves, é parte do patrimônio histórico do município.
O influencer realiza ações similares constantemente no município.
Preso duas vezes
Em outubro, Rincón foi preso após “surfar” em um colchão puxado por uma caminhonete no interior do Mato Grosso.
Na ocasião, o carro foi apreendido pela Polícia Militar e ele preso por direção perigosa e desordem pública. O influencer postou o momento nas redes sociais, que, segundo a polícia, foi feito para se promover.
Menos de 24 horas depois, César foi preso novamente com um grupo de colegas por direção perigosa e formação de quadrilha.
Segundo a Polícia Militar, ele e um grupo de colegas continuaram “provocando baderna” na cidade, logo após serem soltos da primeira vez.
Candidato a vereador
Em 2020, o influenciador foi candidato a vereador em Cristalina pelo Podemos.
Na ocasião, ele recebeu 0,73% dos votos do município, acumulando 164 apoiadores.
No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o então candidato consta como agricultor e recebeu R$ 1.180,00 líquidos de recursos do fundo partidário para a campanha. No sistema, a campanha não consta as despesas realizadas no período.