Seis crianças e dois professores ficaram presos em um teleférico, a 274 metros de altura, depois que um cabo se rompeu enquanto eles iam para a escola em outra parte do distrito de Battagram, no Paquistão.
De acordo com as equipes de resgate, o cabo teria se partido por volta de 9h no horário local (23h de segunda-feira em Brasília).
“Uma criança desmaiou devido ao calor e ao medo”, disse Shariq Riaz Khattak, um oficial de resgate no local, à Reuters.
O resgate é considerado difícil, segundo avaliação de um funcionário do distrito de Battagram, devido aos fortes ventos e a altitude da cápsula. A aproximação do helicóptero também pode desestabilizar o único fio que sustenta a cápsula.
Um helicóptero militar foi deslocado para a região para contribuir na missão de salvamento.
A cápsula do teleférico está presa apenas por 1 dos fios de sustentação.
Um professor da região disse que cerca de 150 pessoas fazem diariamente a perigosa viagem de teleférico para a escola, devido à falta de infraestrutura de transporte na área.
O primeiro-ministro interino do Paquistão, Anwar-ul-Haq Kakar, determinou o fechamento de vários teleféricos que estejam há muito tempo sem manutenção.
“Também instruí as autoridades a realizar inspeções de segurança de todos esses teleféricos privados e garantir que sejam seguros para operar e usar”, disse ele em um post na rede social “X”, antigo Twitter.