Na tarde deste domingo, 2 de Julho, o governador Jerônimo Rodrigues participou da solenidade em homenagem ao Bicentenário da Independência da Bahia no 2° Distrito Naval, no Comércio, de onde assistiu ao hasteamento das bandeiras no Forte São Marcelo, ao lado do comandante do 2º Distrito, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra.
Para Jerônimo, todos os eventos em torno do Bicentenário se justificam para que a Bahia relembre, e para que o Brasil conheça, seus heróis e protagonistas. “Não foram os portugueses que nos deram essa Independência, foi a custa de muitas vidas e muitas lutas. E o 2 de Julho é para que ninguém esqueça, para que a gente possa recontar e manter a pira com as chamas da luta acesa”.
Pela manhã, Jerônimo participou, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos festejos que começaram com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e de Salvador, em frente ao panteão, no Largo da Lapinha, e seguiu com o cortejo que acompanhou os carros com as imagens dos caboclos até o Terreiro de Jesus, no Pelourinho.
Encerramento no Campo Grande
Do bairro do Comércio, o governador seguiu para o Campo Grande, onde os carros com as imagens dos caboclos foram acompanhados por diversas fanfarras, filarmônicas e outras manifestações culturais que marcaram o encerramento das comemorações. Após a execução dos hinos Nacional e da Bahia (Hino ao 2 de Julho), no Campo Grande, a paratleta Verônica Almeida acendeu a pira com uma tocha que percorreu, acesa, que percorreu diversos municípios do Recôncavo nos últimos dias.
A socióloga Mércia Rios ficou emocionada com o desfile dos carros. “Essa data tão significativa nos lembra da importância de preservarmos nossa identidade cultural, pois é ela que nos conecta às nossas raízes, à nossa história e aos valores que moldaram nossa nação. Os caboclos representam a coragem e a determinação dos baianos que lutaram pela liberdade, e sua presença nesse desfile nos lembra da nossa resistência e da força que emana do nosso povo”, resumiu.
Quatro aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) fizeram um sobrevoo especial em comemoração à data. O Esquadrão, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, se apresentou nos céus acima da Praça do Campo Grande.
Presenças
Acompanharam o governador, o vice-governador Geraldo Júnior; o secretário de Segurança Pública Marcelo Werner; a secretária de Desenvolvimento Urbano Jusmari Oliveira; a secretária da Educação Adélia Pinheiro; o secretário de Agricultura Wallison Tum; o secretário de Desenvolvimento Rural Osni Cardoso; a secretária de Promoção da Igualdade Racial ngela Guimarães. Também estiveram presentes, os secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação André Joazeiro; da Cultura, Bruno Monteiro; de Desenvolvimento Econômico Angelo Almeida; do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte Davidson Magalhães, além do Chefe de Gabinete do Governador, Adolpho Loyola.
Repórter: Tácio Santos