Moradores denunciam morte de gatos em condomínio de Salvador; suspeita é de envenenamento
Caso ocorreu no bairro de Canabrava e é investigado pela Polícia Civil.
Por Alenilton Malta | De cara com as feras
Quarta-feira 26/04/2023
Moradores do Condomínio Chácara São Bernardo, no bairro de Canabrava, em Salvador, denunciaram a morte de gatos e acreditam que os animais tenham sofrido envenenamento. Segundo os relatos, as primeiras mortes ocorreram em 2020 e, ao todo, mais de 20 animais apareceram sem vida, desde então.
Os animais não têm tutores, mas são assistidos pelos moradores do residencial, que disponibilizam para eles água e alimentos em comedouros, por exemplo. Segundo o professor de educação física Alex Silva, o suspeito teria colocado veneno de rato conhecido popularmente “chumbinho” na comida ingerida pelos animais.
“Foi encontrado chumbinho dentro de macarrão, misturado com comida, dentro do hall do prédio e dentro da caixa de bomba, que todos os prédios têm caixa de bomba, então eles colocam dessa forma ou no fundo dos prédios, onde as câmeras não conseguem identificar”, relatou Alex.
Os moradores detalharam que as mortes dos animais ocorreram após discussões serem registradas no grupo do condomínio em um aplicativo de mensagens. Em algumas das brigas, um morador que discorda da presença dos animais do condomínio enviou um áudio fazendo ameaças.
“Eu não posso ser penalizado por quem tem seus animais e não cuidam, né?. Então vou arrumar duas bolinhas [veneno] aqui dentro, eu tô falando… Mas vou arrumar duas bolinhas aqui em cima, ó, no fogão, se eles comerem, infelizmente cada um que se resolva”, disse no áudio. Ele não foi identificado.
A educadora física Patrícia Carvalho, que também é moradora do prédio, demostrou preocupação com a situação. “É muito triste, porque além de duas cadelas, eu tenho uma gatinha também… E dói, não é? Já que você não pode fazer o bem, não faça o mal”, desabafou.
O chefe de cozinha Felipe Arruda, espera que os suspeitos sejam punidos. “Quero que as pessoas tenham consciência de que os que estão fazendo aqui dentro do condomínio é crime, e precisam ser punidos”, enfatizou.
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso é investigado pela delegacia de Pau de Lima e que testemunhas começaram a ser ouvidas para ajudar na identificação do responsável pelo crime.
Denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas pelo Disque Denúncia da Polícia Militar, através do número (71) 3235-0000, em Salvador. Já em cidades do interior do estado, o contato é o 181.