De cara com as feras 15/04/202
A Bahia está atravessando assim como outros estados do Brasil, uma onda de violência contra escolas , estudantes e professores de ensino , entendemos que existe demandas de todos os lados , porém a Bahia até o momento não apresentou um plano de segurança robusto e diferenciado para atender as escolas .
Casos rotineiros de violência contra professores e alunos
Aluna ameaça diretora e é levada para delegacia de Brumado
Uma aluna de 16 anos que estuda na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, em Brumado, foi conduzida para a Delegacia Territorial após ameaçar a diretora da unidade de ensino.
Segundo apurou o site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, o caso foi registrado na última quinta-feira (13). Na unidade, a diretora informou que a aluna teria proferido frases de ameaça quando seria suspensa disciplinarmente por atitudes inconvenientes ao ambiente escolar.
A PM conduziu a aluna e a diretora para a Delegacia de Brumado. A adolescente foi ouvida pelo delegado plantonista acompanhada de seus pais. De acordo com a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) a aluna poderá responder por ato análogo à ameaça de morte.
Ronda escolar é muito pouco para gravidade do problema
Esta semana teve reunidos secretaria de segurança publica , secretaria de educação, direitos humanos para tentar trazer estratégias e ações para coibir esse tipo de violência contra escolas de todo estado .
ficou definida algumas ações entre elas: rondas mais constantes e um canal de Comunicação com a segurança publica estadual.
28 adolescentes presos e uma criança
segundo fontes do g1 só em abril já foram presos 28 adolescentes e uma criança por ameaça a escola e professores de escolas do estado
Metendo medo
Adolescentes são apreendidos por ameaças e até bomba junina após ataques a escolas
Ao menos 44 menores de idade foram identificados e ouvidos por atos infracionais em sete estados na última semana
Acontecer o pior ?
Esperamos que não !
Esperamos iniciativas urgentes para esse absurdos que vem acontecendo em nosso estado possa ser transformados em ações e resultados .
.
Estados como Para e São Paulo já saíram na frente
Governo lança programa estadual de segurança nas escolas na próxima segunda-feira
Além da iniciativa inédita, outras áreas da educação estadual são fortalecidas no Pará
O Governo do Pará lança, nesta segunda-feira (17), o Programa Escola Segura e anuncia a criação do Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar, de autoria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Polícia Militar do Pará. O projeto de lei – que já foi encaminhado para apreciação na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) – tem como objetivo garantir a segurança e a harmonia da convivência escolar. O lançamento será no auditório da Seduc, na avenida Augusto Montenegro, Km 10, S/N.
Na oportunidade, será anunciada a criação do aplicativo de alerta de segurança nas escolas, em parceria com a Segup. A iniciativa será implementada a partir de um projeto-piloto para definição de diretrizes a serem replicadas nas demais unidades escolares. O programa aprimorará também o monitoramento de ocorrências de violência escolar de forma mais específica, ao estabelecer a criação de um sistema interno na Seduc de comunicação com a comunidade escolar de casos de violência ou ameaça.